Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Praticidade no Planejamento Estratégico de TI

Baseado em experiência profissional adquirida em várias empresas tanto de pequeno quanto de grande porte, nacionais e multinacionais, pude observar que parte destas organizações tinha um plano estratégico de TI definido e alinhado a missão, visão e valores da organização, porém não transparente para seus colaboradores e sem um processo efetivo de definição e acompanhamento de metas.

As empresas que tornaram transparente seus objetivos estratégicos e respectivas metas se limitaram à visão financeira esquecendo assim de definir suas estratégias relacionadas ao Aprendizado e Crescimento ou Gestão de Pessoas, Processos Internos e Clientes conforme a metodologia “Balanced Scorecard” de Norton e Kaplan (BSC).

Outras empresas não se atentaram da importância em analisar o ambiente interno e externo referente ao Departamento de Tecnologia e com isso enfrentaram dificuldades seja na Gestão de Pessoas ou no Acompanhamento da Concorrência, importante fundamento da Análise SWOT.

Considero que o mais desafiador não é construir um plano estratégico e sim torná-lo exequível, prático, de fácil entendimento e de acompanhamento efetivo, garantindo que as metas sejam alcançadas e consequentemente seus objetivos estratégicos atingidos.

Visando a praticidade sugiro que os gestores iniciem o planejamento utilizando a Análise SWOT suportada pelo 5W2H garantindo a execução e acompanhamento do planejamento.

Sugiro seguir os seguintes passos:

  • Revisite a missão, visão e valores da organização para alinhar os objetivos estratégicos;
  • Solicite que cada gestor de TI criar sua Análise SWOT;
  • Faça uma reunião com os gestores para avaliar os pontos em comum dando um peso maior a estes pontos;
  • Defina as ações ofensivas, defensivas, debilidades e vulnerabilidades cruzando os quadrantes da Análise SWOT para os pontos de maior peso;
  • Para cada ação construa o 5W2H, ferramenta simples, porém prática e de efetivo acompanhamento;
  • Defina indicadores e metas e realize acompanhamentos periódicos, este passo é o mais desafiador e importante.

Luiz Novaes (lm.novaes@gmail.com)


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail