Home > Notícias

Central Sicoob Unicoob automatiza gestão de recursos destinadas às agências

Projeto garantiu salto de 40% na agilidade de procedimentos internos do Fundo de Abertura de Ponto de Atendimento

20/04/2018 às 13h49

Foto:

Para suportar a gestão do seu fundo de recursos dedicado à abertura e à manutenção de Pontos de Atendimento (PA) de cooperativas filiadas, a Central Sicoob Unicoob de Maringá, localizada no Estado do Paraná e que integra o Sicoob - maior sistema financeiro cooperativo do País com mais de 4 milhões de cooperados, decidiu automatizar seus processos para garantir sua estratégia de expansão, que é pautada na abertura de agências.

O projeto foi desenvolvido pela AMcom, empresa especializada em desenvolvimento customizado e sustentação de sistemas. Por ser gerido de forma manual em sistemas não integrados, o processo de negócio, denominado FAP (Fundo de Abertura de Ponto de Atendimento), resultava em uma gestão morosa e suscetível a falhas.

A solução proposta pela AMcom para resolver este gargalo foi desenvolver um sistema robusto e integrado que garantisse a integridade dos dados tratados e agilizasse o acesso às informações gerenciais, auxiliando, também, a gestão do fundo na tomada de decisões.

O principal resultado do projeto de automatização do FAP foi a garantia e a gestão eficiente dos aportes e reembolsos do fundo de abertura de pontos de atendimento. “Hoje, conseguimos gerenciar as liberações de subsídio e as devoluções através de uma ferramenta automatizada. Tivemos um salto de 40% na agilidade de administração do FAP, além dos benefícios estratégicos, como o aumento no indicador de projetos entregues no prazo e a extração de dados mais eficaz para o software de Business Intelligence do fundo, que nos traz a visibilidade do negócio”, pontua o supervisor de sistemas de TI do Sicoob, Marco Aurélio Saraiva Junior.

Todo o processo para a realização do projeto FAP foi desenvolvido in loco na estrutura da Sicoob pela equipe de análise da AMcom, que realizou o levantamento dos requisitos de negócio de forma detalhada, facilitando o entendimento e relacionamento com a Sicoob.

“É o primeiro projeto que a AMcom atua juntamente ao Sicoob e parecia que nos atendia há anos, tamanha a facilidade de entendimento e relacionamento que tivemos”, explica Saraiva.

Para a AMcom, o projeto marca não somente a mudança de patamar de gestão na operação do sistema FAP, mas também o início de uma parceria que tende a ser desenvolvida em longo prazo. “Nossa atuação estruturada pretende não só resolver as deficiências nos processos de negócio, mas também criar parcerias que fomentem o crescimento das empresas no País”, finaliza a vice-presidente da AMcom, Andréia. Rengel.

Hoje, a a Central Sicoob Unicoob de Maringá é responsável por 19 Cooperativas que mantém cerca de 230 pontos de atendimento.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail