Home > Notícias

CEO da Apple: coleta de dados on-line está “totalmente fora de controle”

A maioria das pessoas está alheia à quantidade de dados sendo rastreados

Redação

05/06/2018 às 10h39

Tim Cook, Apple
Foto:

O CEO da Apple, Tim Cook, acredita que a privacidade é um direito fundamental das pessoas, mas alertou que o rastreamento dos dados dos usuários da internet é um problema maior do que a maioria delas pode reconhecer. A coleta de dados on-line "está totalmente fora de controle", disse Cook durante entrevista na segunda-feira para a CNN.

"Acho que a maioria das pessoas não sabe quem as está acompanhando, quanto estão sendo rastreadas e as grandes quantidades de dados detalhados que estão por aí sobre elas", afirmou. A privacidade, disse Cook, "é uma dessas liberdades civis fundamentais que definem o que significa ser um americano", completou o executivo ao canal de televisão.

Gigantes da tecnologia, incluindo o Facebook e o Google, sofreram críticas de legisladores, e enfrentaram ações judiciais, quando milhões de pessoas se conscientizaram da situação. O Facebook ainda está lidando com o escândalo Cambridge Analytica, no qual a empresa do Reino Unido obteve dados pessoais sobre 87 milhões de usuários sem a permissão deles.

A Apple tornou-se uma grande defensora da privacidade dos usuários nos últimos anos. Cook até avisou, em várias entrevistas, sobre os perigos das mídias sociais e outros serviços online gratuitos. Em entrevista em março, Cook disse que sua empresa optou propositalmente pela privacidade em vez do lucro, recusando-se a vender dados dos clientes de produtos da Apple.

A entrevista de segunda-feira coincidiu com a abertura da WWDC 2018, conferência mundial da Apple para desenvolvedores em San Jose, Califórnia, na qual a empresa disse que estaria introduzindo bloqueadores em seu navegador, o Safari, contra rastreadores de dados de terceiros em sites, como o rastreamento de cookies do Facebook que é considerado invasivo.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail