Home > Notícias

Ciberativista lança campanha na web para quebrar sistema da CIA

17/02/2016 às 10h25

Ciberativista lança campanha na web para quebrar sistema da CIA
Foto:

Há uma porção de documentos não sigilosos da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) que estão disponíveis em seu sistema e são abertos ao acesso público - incluindo muitos sobre a Guerra Fria. 
O detalhe é que, para colocar as mãos nesses papéis é preciso que alguém se disponha a ir até o terceiro andar de uma biblioteca em Maryland (EUA), pegar os arquivos dos quatro computadores disponíveis lá e digitalizá-los - um a um - para que se torne de fácil acesso.
Vendo o tamanho do trabalho que isso iria acarretar, o ciberativista Michael Best lançou uma campanha por meio do site de crowdfunding Kickstarter para quebrar esse sistema. 
A campanha visa levantar o montante total de US$ 10 mil para a aquisição de um notebook, um scanner top de linha e alguns bits de armazenamento para que ele mesmo possa liberar as informações para o público.
Colaborando com US$ 35, por exemplo, é possível decidir os primeiros arquivos a serem digitalizados e também vale uma camiseta com a frase "ajudei a publicar os 700 mil arquivos da CIA e ganhei essa camiseta podrinha".
Os arquivos digitalizados serão enviados para o Internet Arquive, biblioteca com livros, filmes, softwares, música e outros arquivos disponíveis publicamente.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail