Home > Notícias

Cisco expande oferta de nuvem com foco em IoT

30/09/2014 às 11h40

Cisco expande oferta de nuvem com foco em IoT
Foto:

A Cisco anunciou nesta segunda-feira (29/09) as companhias parceiras na criação da Intercloud - a rede mundial de nuvens interligadas que a Cisco desenvolve, que irá possibilitar uma nova geração de aplicações padronizadas em nuvem e a proliferação de nuvens híbridas seguras. Entre as companhias estão a Deutsche Telekom (DT), a BT, a NTT DATA e a Equinix.

Atualmente, a Intercloud alcança mais de 250 data centers em 50 países, e favorece o plano da Cisco de atender às exigências de seus clientes por uma plataforma em nuvem distribuída mundialmente e segura, capaz de atender suportar demandas de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). O novo modelo de nuvem é projetado para cargas de trabalho de aplicações de alto valor, com análises em tempo real e escalabilidade elevada. 

Segundo Rob Lloyd, presidente de desenvolvimento e vendas da Cisco, a estratégia de nuvem habilitada pelo OpenStack trouxe um grande apoio de toda a indústria. A abordagem aberta da Cisco para a Intercloud permite hospedagens e opções de provedores locais que garantem a soberania de dados e atendem às exigências de países que determinam que o armazenamento de dados seja feito no próprio país. 

Nuvem europeia

A Deutsche Telekom (DT) e a Cisco anunciaram a expansão de sua parceria com a implantação de módulos de Intercloud nos data centers da DT, na Alemanha, que serão operados pela T-Systems, a unidade de soluções de sistemas da companhia. A T-Systems oferecerá Infraestrutura-como-Serviço (IaaS, na sigla em inglês), cumprindo os rigorosos padrões de proteção de dados da Alemanha para clientes corporativos em toda a região europeia.

A nova infraestrutura Intercloud da Deutsche Telekom, baseada em OpenStack, permitir à DT padronizar e escalar seus serviços globalmente e incorporar a suíte Cisco de soluções na nuvem. Juntas, essas tecnologias proporcionarão à DT uma arquitetura Intercloud robusta e com a automação centralizada e perfis de aplicações orientados por políticas.

Nuvem híbrida

A BT e a Cisco expandirão sua parceria para o fornecimento de soluções em nuvem. A BT vai alavancar a Intercloud Fabric com o desenvolvimento de serviços de nuvem híbrida que se conectam aos serviços em nuvem da Cisco e aos recursos de gerenciamento dos provedores da Powered Intercloud. 

A infraestrutura da BT Cloud Compute, um data center global que abrange 20 países em cinco continentes, vai se tornar totalmente compatível com a Intercloud, possibilitando nuvens híbridas mundiais seguras. A oferta em nuvem integra tecnologias avançadas da Cisco e atualmente está disponível nos principais mercados da Europa, Américas, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. Por manter infraestrutura local em regiões-chave, será possível aos clientes o cumprimento de normas nacionais, além de se comunicar e contratar sob a jurisdição das leis locais. 

Investimento

A Cisco está recrutando e capacitando parceiros de todo o ecossistema Intercloud - de provedores, desenvolvedores e agregadores de serviços em nuvem aos parceiros tecnológicos, fornecedores independentes de software (ISVs, na sigla em inglês) e revendedores de nuvem.

Para atingir o objetivo, a Cisco Capital, subsidiária da companhia responsável pelos financiamentos para clientes e canais globais, vai destinar US$ 1 bilhão para o financiamento de projetos que ajudem seus clientes e parceiros a acelerarem a adoção das tecnologias necessárias à transição para as nuvens da Cisco. Os recursos oferecidos estão direcionados ao financiamento da Infraestrutura Centrada em Aplicações da Cisco (ACI, na sigla em inglês), facilitação de migrações tecnológicas e fornecimento de estruturas de pagamento flexíveis. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail