Home > Colunas

Cloud computing e profissionais 5.0: entendendo a nova era da informação

As soluções de computação em nuvem auxilia empresas e novos profissionais a se integrarem com ferramentas que potencializam e agilizam processos.

Ana Gabriela De Callis

16/09/2019 às 10h40

Foto: Shutterstock

Cloud computing faz parte do processo de transformação digital que leva ao conceito de sociedade 5.0, onde o profissional de T.I será capaz de entregar melhores resultados de forma mais assertiva, com o auxílio de novas soluções. Quando falamos de cloud computing, estamos agregando autonomia para o profissional, além de trazer mais segurança sobre seus dados e operações.

A sociedade 5.0 e a transformação digital demandam um alto volume de processamento de dados extremamente e para suportar a demanda é necessário uma solução que potencialize o processamento, disponibilidade e armazenamento, além de mantê-los em segurança. É onde entra a computação em nuvem.

A flexibilidade e dinamismo dos serviços são fatores integrados nas soluções em nuvem e que contribuem para a sinergia entre sociedade 5.0 e serviços automatizados. Pensando no cotidiano de uma indústria que atua com automação, ela irá armazenar, ler e processar uma grande massa de dados. Porém, ao encerrar o turno, esta demanda cai, muito semelhante a uma fábrica de sorvetes, onde há períodos de alta e baixa demanda por um fator climático. O cloud computing funciona da mesma forma, uma vez que entrega para o mercado um recurso "ilimitado” para atender as oscilações de picos de demanda, sem desperdiçar um centavo do seu orçamento.

As empresas terão que se adaptar o quanto antes a este cenário, para construir uma infraestrutura que se encaixe na sociedade 5.0. Os profissionais de TI possuem alta capacidade de aprender novas tecnologias com rapidez e isso é fator primordial para que as organizações se movimentem de forma ágil em um mercado cada vez mais competitivo e volátil, fazendo com que esses colaboradores ocupem cada vez mais espaço nas cadeiras dos tomadores de decisão.

Futuro sustentável

A Binario Cloud interpreta o cloud computing como uma forma consciente de usar recursos computacionais. Na grande maioria dos casos, apenas 20% da capacidade de processamento e memória das máquinas são utilizados até que ela seja substituída, enquanto é possível chegar muito próximo ao 100% de uso através da computação em nuvem, diminuindo o desperdício de elementos naturais utilizados na produção de hardware. O data center utilizado pela startup possui o certificado LEED Gold, comprovando a sua visão estratégica sobre as boas práticas do mercado e melhor aproveitamento.

Contudo, ainda é muito difícil fazer previsões e afirmar que o mercado, de maneira geral, já conseguiu entender todas as soluções contempladas na sociedade 5.0. O mercado continuará mudando muito e o principal impacto será na forma de contratação. Cada vez mais as empresas e pessoas vão querer ter suas necessidades atendidas, sem precisar adquirir um bem. Neste caso, a necessidade tem mais valor do que uma posse e o mercado precisará estar preparado para entregar tudo como serviço.

**Sobre a Binario Cloud: referência em apresentar as melhores soluções de computação em nuvem, a Binario Cloud foi criada para auxiliar seus clientes na etapa de transformação digital, construindo uma jornada para nuvem de maneira simples, segura e eficiente. Fundada em 2017 pelo Grupo Binário, a empresa surgiu pela necessidade de se colocar à frente do mercado de cloud computing, conectividade, telecomunicações e data center, integrando tecnologias dos melhores fabricantes a um serviço de alta qualidade para provedores de todo o mundo. Clique aqui para conhecer nossos produtos e fale com um dos nossos especialistas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail