Home > Cultura maker: facilitando a inovação nas empresas

Makers ganham divulgação com a Campus Party

Esse evento já me abriu muitas portas e, criou muitas oportunidades para divulgar meu trabalho.

Mauricio Ramos

04/09/2019 às 10h41

campus party
Foto: Mauricio Ramos

Na última semana participamos de um evento realizado pela Campus Party, chamado Campus Party Experience, em Campinas SP.

O evento contou com espaços para Co-working, Hackathon, Simulador de Asa Delta e um Makerspace, onde ocorreram oficinas com assuntos relacionados ao mundo Maker.

Por dois dias deste evento, dias 30 e 31, que aconteceu de 22/08 a 01/09, fizemos nossas oficinas de Robótica Lego e de Bonés do Mario Bross, para a diversão dos visitantes. Levamos também uma parte de nosso acervo de consoles de vídeo game antigo, para que pais e filhos pudessem se divertir com os games clássicos, sucessos dos 70,80 e 90’s.

Imagem 1

Imagem 1

Conversando com os visitantes, pude ver quanto ainda temos que avançar na divulgação de nossa cultura, pois muitos ainda desconhecem os Makers ou até mesmo um evento com Campus Party, que já existem a mais de uma década e acontece em vários países além do Brasil!

Mas vamos falar mais da Campus Party. Sou um apoiador e Campuseiro, de longa data!

Esse evento já me abriu muitas portas e, criou muitas oportunidades para divulgar meu trabalho. A Campus Party Experience, é originalmente um espaço, que antecede o evento principal, onde os Campuseiros acampam e ocorrem as principais palestras do evento.

O Experience é de livre visitação e, dá a oportunidade para quem não é um Campuseiro, de entrar em contato com o mundo Maker. Já participei deste espaço com projetos e até como Startup. É fantástico a quantidade de pessoas que visitam e que originam de diversas partes do País e até mesmo do exterior.

A Campus Party Experience Campinas, antecedeu a Campus Party Goiás que ocorrerá de 04/09 a 08/09, e será realizada no Shopping Passeio das Águas, que é da mesma rede do Shopping Parque Dom Pedro em Campinas, onde foi realizada a Experience.

A importância destes eventos, que cada vez mais estão presentes em nosso país, e não só mais no eixo Rio - São Paulo, é ímpar, pois sempre encontrávamos Makers de todas as partes do Brasil. Nos eventos por aqui, ficávamos imaginando quantos queriam ter a mesma oportunidade em suas regiões.

Encontrar pessoas que desconhecem a tecnologia, ou o movimento Maker, me causam preocupação pois,  enquanto nos países desenvolvidos se discute com naturalidade sobre Blockchain, AI, Energia elétrica em carros, aqui, ainda nos preocupamos se somos, ou não pulmão do Mundo, ou se nos aposentaremos com algum dinheiro no bolso. Não que isso não seja importante, mas a tecnologia pode nos ajudar muito até nestas questões.

A tecnologia, a forma de pensar e trabalhar serão totalmente modificadas nos próximos anos! O cérebro se expande com o apoio da inteligência artificial, o corpo ganha poderes através de exoesqueletos biônicos, ou até mesmo Avatares, que nos farão romper fronteiras físicas, entre países e até planetas. O emprego, deixa de existir na forma que conhecemos. Novas ocupações que ainda não existem passam a existir. Antigas ocupações, simplesmente desaparecerão!

Conhecer o mundo Maker e suas tecnologias, passa a ser de interesse coletivo. Os que não se atentarem para isso, sentirão o abismo, como aqueles que não atentaram para isto na revolução da informática no final do século passado!

Estar conectado a esta nova cultura, passa a ser obrigação, e não coisa de “Nerd”, como se dizia no passado. Com certeza os donos do amanhã continuarão a ser os cientistas que começam a se formar hoje! Em um mundo cada vez mais autodidata, a cultura da informação invade nossos lares de forma seletiva, comandada por você e não mais por meios controlados pela mídia.

Hoje temos milhares de canais na internet com conteúdo direcionado ao seu interesse de conhecimento, onde fragmentos de conhecimento compõe seu conhecimento com um todo.

Assim eventos com Campus Party, Tech Week, Arduino Day, Raspberry Jam, entre outros, divulgam e celebram essa maravilha do século 21: “O poder da criação, em suas mãos!”

Portanto, acompanhem sempre as novidades do mundo Maker, em nosso posts!

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail