Home > Cultura maker: facilitando a inovação nas empresas

Impressoras 3D: ficção científica ou realidade?

Este dispositivo que qualquer Maker usa ou até mesmo constrói, é uma ferramenta praticamente indispensável em seus projetos.

Mauricio Ramos

28/06/2019 às 14h28

Foto:

Ainda no final do século XX, assistíamos à vários filmes de ficção científica, onde tripulantes de uma nave, criavam objetos em uma máquina computadorizada em questão de segundos. Isto também acontecia em desenhos animados como: Os Jetsons de 1962. Cenas como estas, eram vistas com frequência, inclusive até produzindo alimentos!

Hoje, vivemos a realidade do futuro. Nem tudo é como sonhado no passado pela ficção cientifica, mas com certeza, tudo que temos, foi sem dúvida nenhuma, influenciado por estes sonhadores do passado. Prova disto, são dezenas de depoimentos de cientistas que dizem que  suas criações, foram baseadas em ficção cientifica que viram em algum tempo no passado, durante sua infância ou adolescência. Já dizia meu pai: “O limite do homem é sua imaginação. Se você pensou, você já criou! Basta agora trabalhar para viabilizar!” Essa é uma das diretrizes que sigo em minha vida!

Isto, nos faz entender um pouco sobre a história da criação da impressora 3d.  Este dispositivo que qualquer Maker usa ou até mesmo constrói, é uma ferramenta praticamente indispensável em seus projetos. Cada dia mais acessível, você já consegue tê-las até mesmo em sua residência pois, custam o mesmo que uma TV tela grande!

Mas o que podemos fazer com elas?

Eu poderia escrever um livro de coisas que podem ser impressas com elas mas, vamos para o foco empresarial:

Oficinas especializadas em modificação e customização de carros, já as utilizam para criar partes, como para-choques, laterais, aerofólios, detalhes diversos, tanto externos quanto internos.

A indústria aeronáutica também utiliza essas impressoras em sua prototipação e, até em algumas peças que compõe modelos definitivos.

Na indústria de calçados tem, fabricante nacional, utilizando impressoras 3d, para a customização e personalização de palmilhas para calçados. O processo envolve o escaneamento dos pés do cliente, para a criação de um modelo, que em seguida é impresso em uma das impressoras.

Britânicos, criaram suplementos alimentares impressos em impressoras 3d. Nesta onda, veganos criaram um bife que é impresso em uma 3d! Na Febrace, realizada na USP, este ano, vimos um grupo de alunos que criavam doces impressos em 3d.

Veja que estamos passando de objetos para orgânicos, alimentos e até órgãos humanos. Em abril passado, um grupo de cientistas israelenses, anunciaram a criação de um pequeno coração com tecido humano!

Na medicina isso não é nenhuma novidade, talvez seja um dos lugares onde se utiliza mais essa tecnologia, são feitas desde próteses ortopédicas, próteses para recomposição cirúrgica de traumas, e até modelos para serem estudados antes de alguma intervenção cirúrgica. São utilizados para o escaneamento, os poderosos tomógrafos e os aparelhos de ressonância magnética, onde a precisão é impressionante!

Tenho diversos objetos em meu escritório impressos em 3d, uma mão articulável, um pequeno vaso Baby Groot, (Guardiões das Galáxias ) e a réplica do AstroPi, equipamento que esta na Estação espacial, que construí para demonstração em feiras e exposições!

Há pouco tempo, um amigo empresário me pediu para imprimir um hélice do radiador de sua Mercedes antiga, peça que não encontrava mais, para substituição. Vejam que há uma infinidade de coisas que podemos criar. O mais fascinante é que qualquer um pode ter objetos ou equipamentos exclusivos, não ficando presos a uma linha de produção para sua viabilização.

Há alguns anos atrás administrava a rede de uma fábrica de plásticos, e me lembro que conversava com o dono sobre a chegada destas impressoras e a facilitação da prototipação. Essa indústria criava peças para diversos setores, entre eles automobilístico, linha branca e de brinquedos entre outros.

Quem já trabalhou com injeção plástica sabe o quanto é caro desenvolver um molde para criar um objeto. Estamos falando em milhares de dólares! Imagine faze-lo para um só objeto! Assim, a impressora 3D, surgiu para revolucionar o mercado!

Essa é mais uma ferramenta da cultura Maker, você pode até não saber, mas já deve ter utilizado ou comprado algum objeto feito em uma destas maravilhas!

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail