Home > Tecnologia e Equidade: o caminho para uma nação digital

O que tivemos de Tecnologia e Equidade em Davos?

Marcio Vasconcelos

26/01/2019 às 10h33

Foto:

Considerando que importante parte da elite mundial esteve recentemente reunida em Davos, resolvi entender o que eles estiveram discutindo que tenha relação com os temas de tecnologia e equidade.

Após revisar a longa programação de quatro dias, tive a grata satisfação de ver várias dezenas de sessões tocando temas sociais e ambientais de grande importância. Esse evento poderia certamente se chamar Fórum Econômico-Social-Ambiental Mundial.

Especificamente sobre tecnologia e equidade, fiz a seleção abaixo:

  1. Governando Dados em Nossa Vida Diária
    Como ética e normas devem garantir que decisões com base em dados não perpetuem  preconceitos?
  2. Tecnologia: um Bem Comum?  
    A internet foi construída sobre o sonho utópico de informações onipresentes para todos. Seu futuro como um bem comum, proporcionando um bem público e sustento a todos é possível?
  3. O Futuro da Ciência e Tecnologia na Sociedade
    A confiança do público nas empresas de tecnologia foi corroída. Como estão mudando as percepções sobre ciência e tecnologia reformulando políticas, negócios e políticas públicas?
  4. Tornando a Globalização Digital Inclusiva
    Os fluxos digitais agora exercem um impacto maior sobre o crescimento do PIB do que o comércio de mercadorias. Como podemos garantir que a globalização digital seja abrangente e inclusiva?
  5. O Valor da Identidade Digital para a Economia Global e a Sociedade
    A identidade digital pode aumentar a inclusão política e social, facilitar a proteção de direitos e promover a transparência. Precisamos criar uma definição e padrões compartilhados que garantam que a identidade digital seja segura, protegida e que respeite a privacidade e outros direitos fundamentais.
  6. Compaixão por meio da Computação: Luta contra o viés algorítmico Desde a aplicação da lei até a aquisição de talentos, a visão computacional e os algoritmos estão cada vez mais fazendo seleções e previsões com consequências sociais.
  7. Confiança digital e transformação: uma conversa com Satya Nadella
    Uma conversa com o diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella, sobre o que vem a seguir para a inteligência artificial na medida em que transforma economias e sociedades.
  8. Mapeando o domínio dos dados
    Na medida em que os dados se tornam uma nova moeda trocada entre mercados e fronteiras, vemos nascer uma brecha em dados entre países ricos e pobres..
  9. Definindo regras para a corrida de IA
    As economias em todo o mundo estão lançando planos nacionais ambiciosos para obter uma vantagem competitiva em tecnologias de inteligência artificial. Quais princípios de governança ajudarão a garantir que ela seja implantada com segurança e ética?

São dezenas de outras sessões com forte viés de equidade. As duas abaixo me saltaram aos olhos e colocam também forte relevância em tecnologia:

  • O Custo da Desigualdade
    A desigualdade econômica continua impulsionando uma reação populista contra um status quo que favorece a elite. Como mudanças políticas e inovações tecnológicas podem mudar essa dinâmica?  
  • Fazendo a Globalização 4.0 Trabalhar para Todos  
    Quais são as profundas forças tecnológicas, sociais e econômicas que sustentam a próxima onda de globalização, e como podemos garantir que elas avancem o desenvolvimento humano e a prosperidade?

Por que tecnologia e equidade são cruciais para o nosso futuro?

Precisamos pensar em um novo contrato social que lide com as consequências das inovações disruptivas e da pobreza digital na busca de uma humanidade com mais equidade.

E isso não é um trabalho para ONGs. É uma tarefa de todos!  Davos mostrou um pouco desse longo caminho.

Se quiser entrar em contato, escreva um e-mail para mim.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail