Home > Xandó: Avaliações e Opiniões

PapoFácil: SoftwareONE Licenciamento e Cloud

24/01/2018 às 8h17

Foto:

Flavio Palestino, Country Manager e André Fernandes, Co Fundador na América Latina, contam sobre a origem da empresa especializada em licenciamento Microsoft que estendeu a atividade para gerenciar licenças de diversos fornecedores otimizando custos para o cliente e também prestação de serviços visando a jornada para a nuvem, auxiliando a distribuição de workloads entre os fornecedores mais adequados às necessidades. Clique na figura abaixo para assistir.

Gravado dia 27/11/2017 na SoftwareONE


PAPOFÁCIL #114 SoftwareONE Licenciamento e Cloud

SoftwareONE atualiza plataforma PyraCloud e otimiza funcionalidades para portfólio multicloud

Dentre as novas funcionalidades está o melhor controle e otimização de orçamentos e gastos de todo o portfólio de software on-premisse e na nuvem

A SoftwareONE, pioneira em Gestão de Portfólio de Software anuncia a nova versão do PyraCloud – solução que gerencia portfólios de software desde on-premisse até a nuvem de ponta a ponta (on premise e nuvem), com destaque para as melhorias do controle de custos da nuvem. Com estas atualizações, o PyraCloud passa a fornecer informações e insights sobre o consumo de nuvem com base no contexto do negócio do cliente e garante transparência e uso consciente, mesmo quando são usadas duas nuvens públicas ao mesmo tempo, como Azure e AWS. Para as organizações, é fundamental que acompanhem o budget e os gastos com os provedores da nuvem para controlar os custos. O PyraCloud permite que as empresas gerenciem os custos da nuvem dentro do orçamento em unidades de negócios, provedores de nuvem e aplicativos.

De acordo com a IDC, a maioria das empresas tem em média 13 provedores de serviços da nuvem diferentes. O Gartner aponta que as organizações estão gerando custos com a nuvem pública duas a três vezes mais caras do que o esperado. O Módulo de Gerenciamento de Nuvem aprimorado do PyraCloud ajuda os clientes a controlarem e ter a previsão dos investimentos. As novas funcionalidades oferecem visibilidade dos recursos da nuvem, evidenciando por quem e quando são usadas, oferecendo uma melhor governança, gerenciamento de orçamento e gastos em todos os provedores da nuvem.

Com esses aprimoramentos, as organizações podem atender aos requisitos de negócios de responsabilidade, controle de custos e uso da nuvem em todas as unidades de negócios.

As novas features para o Cloud Management Module apresentam quatro benefícios principais:

  • Transparência multicloud de ponta a ponta: a função “Tag and Resource Manager” permite às organizações descobrirem, normalizarem e monitorarem consistentemente os recursos nos provedores de nuvem, como Azure e AWS;
  • Responsabilidade por unidade de negócios: o “Custom Group manager” contribui para que as organizações definam e mapeiem recursos de nuvem para a estrutura de custos como unidades de negócios, aplicativos ou projetos;
  • Controle de custos de recursos da nuvem: o item “Cloud Budget Manager” ajuda as empresas a criarem orçamentos por estrutura de custos e acompanharem em tempo real os gastos em relação aos orçamentos para o controle de custos;
  • Painel de controle e relatórios personalizados: o “Consumption Dashboard” atualizado fornece informações sobre o consumo de nuvem para as partes interessadas e as linhas de negócios para otimizar o uso de recursos da nuvem.

"A responsabilidade e o controle de custos em um ambiente multicloud dinâmico tornaram-se mais complexos do que nunca", comenta Mike Gersten, diretor de estratégia e inovação global da SoftwareONE. "À medida que as organizações se movem para um mundo dinâmico e multicloud, as empresas acham cada vez mais difícil assumir o controle de seu ambiente. Em muitos casos, as organizações não conseguem responsabilizar os usuários e as unidades de negócios pelo seu gasto em nuvem. Os novos aprimoramentos do PyraCloud oferecem transparência em todos os provedores, recursos, usuários e orçamentos da nuvem, permitindo que as organizações controlem e otimizem uniformemente seus recursos no ambiente mais amplo e multicloud", completa Gersten.

Segundo Richard Bezjian, diretor de Engenharia da LA Metro, "O PyraCloud fornece informações rápidas sobre os gastos e as tendências atuais para nuvem. Nós percebemos - via PyraCloud - que o gasto será três vezes maior do que o que realmente comprometemos e isso foi mais fácil e rápido do que ir ao portal do fabricante".

Seja no ambiente local, nuvem híbrida ou multicloud, o PyraCloud é a única solução que fornece informações sobre o portfólio de software para uma governança sem precedentes de orçamento, gastos e otimização.

SoftwareONE apresenta ao mercado o SAMSimple

A nova abordagem oferece aos clientes uma opção simples de gestão de ativos de software 

A SoftwareONE, uma das fornecedoras líder de gestão de ativos de software, apresenta o SAMSimple, um serviço de gestão de ativos de software (SAM). A nova ferramenta permite que as organizações percebam com agilidade o valor total de seus investimentos, mitiguem os riscos de conformidade e reduzam o custo de todo o seu portfólio de software.

A grande maioria das organizações não possuem processos ou ferramentas avançadas de SAM. A nova ferramenta contempla as questões comuns de SAM e fornece uma solução personalizada aos clientes, oferecendo melhor gestão e transparência de seus gastos. O SAMSimple elimina a dificuldade da implementação de uma prática de SAM, proporcionando melhor experiência, processo e ferramentas que aceleram a jornada do cliente para a nuvem. Com a melhoria das práticas de SAM, as organizações podem efetuar uma transição mais efetiva de On Premisse para nuvem, levando essas empresas à transformação digital.

"Muitos diretores de empresas e da indústria de TI possuem inúmeras prioridades de negócios, o que resulta em menos tempo para que eles se concentrem na implementação de uma nova prática SAM. Com o SAMSimple, estamos simplificando o gerenciamento de portfólio de software, proporcionando mais transparência e governança, ao mesmo tempo em que reduzimos os custos e asseguramos a conformidade de todos os ativos de software", diz Patrick Winter, CEO da SoftwareONE. “O SAMSimple oferece a ferramenta necessária e chega a um novo nível em termos de experiência e expertise da SoftwareONE para o licenciamento de software, devolvendo assim, controle total de ativos de software para os diretores de TI", completa o CEO.

O SAMSimple automatiza processos complexos de SAM e capacita organizações com um único serviço projetado para resolver as questões mais comuns:

  • Inventário impreciso: agrupa dados de implementação de software em hardware, ambientes virtuais, sistemas operacionais e plataformas de nuvem com precisão;
  • Contratos complexos: elimina a dificuldade em tentar decifrar termos e condições complexas dos contratos de licenciamento de software;
  • Direitos geridos de forma errada: oferece suporte contínuo para que cada compra seja devidamente registrada com direitos de uso específicos;
  • Auditorias cansativas: facilita e simplifica as respostas às auditorias, um exercício muitas vezes burocrático e complicado;
  • Recursos escassos: elimina a dificuldade para encontrar recursos qualificados que conheçam a infinidade de complexidades de licenciamento para cada editor;
  • Custos crescentes: oferece solução para versões compradas versus instaladas, combinando inventários e uso com pedidos de compra e contratos;
  • Eficiência: possibilita a redução de custos com foco em itens de prateleira por meio de retorno de software que não é usado de forma eficaz.

“O SAMSimple veio endereçar a transformação em como as empresas irão consumir serviços de gestão de TI: contratação de maneira modular e escalável, como serviço mensal”, comenta Marcelo Theophilo, Head of Services da SoftwareONE Brasil. “Implementar o SAMSimple pode aumentar a agilidade e velocidade das organizações na tomada de decisões, uma vez que o serviço provê transparecia e clareza para a gestão de ativos de software. Esse é o primeiro passo para uma migração para nuvens hibridas”, finaliza Theophilo.

Sobre a SoftwareONE

Presente em 145 países, com mais de 3.500 funcionários no mundo, a SoftwareONE possui sede global em Stans, na Suíça. Com faturamento superior a 5.5 bilhões de dólares em 2015, a empresa representa mais de 9.000 fabricantes e tem mais de 24mil clientes no mundo, incluindo clientes globais, Pequenas e médias empresas, instituições governamentais, acadêmicas e ONGs. A SoftwareONE é referência em Gestão de Portfólio de Software (SPM), Licenciamento de Software, Gestão de Ativos de Software (SAM) e Cloud Computing.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail