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Como a Inteligência Aumentada pode ser uma forte aliada do RH das empresas

A Inteligência Artificial pode fazer a primeira peneira separando candidatos aptos a passar para a próxima etapa de um processo seletivo.

*André Scher

31/10/2019 às 20h06

Foto: Shutterstock

Conversar com um robô durante um processo seletivo para uma vaga de emprego não é mais coisa de um futuro distante. Robôs vão divulgar a vaga, selecionar os currículos e fazer entrevistas. Baseado na descrição da função, a AI (Inteligência Aumentada) pode fazer essa primeira peneira separando os candidatos aptos a passar para a próxima etapa do processo seletivo, inclusive buscando e avaliando dados na Internet sobre cada um dos candidatos, ligar ou mandar mensagens por aplicativos, por exemplo, para esses candidatos e fazer uma série de perguntas simples e um fluxo de conversa, pré-estabelecidos.

Depois da escolha do candidato pelo setor de RH e chefia da empresa, a AI ainda pode ser utilizada na sequência da contratação e avaliação, agilizando todo o processo de Onboarding dos funcionários.

A gestão de benefícios é outra área de RH cujo processos são altamente automatizáveis, processos com atualização de benefícios, atualizar status de certificações necessárias, verificação de afastamento de colaboradores pelo INSS.

Mas não é apenas através da automatização de processos que a Automação Inteligente trará valor ao RH. A Ciência de Dados e Inteligência Artificial serão utilizadas pelo RH do futuro para gerenciar time de alta performance, promover a retenção de talentos, spam of control, custos de previdência, assistência médica entre outros fatores chaves para a gestão de pessoas.

Com a ciência de dados, podemos analisar, descobrir tendências, prever eventos que são fundamentais para gerenciar times de alta performance.

A Inteligência Aumentada ainda permite monitorar indicadores que ajudam a criar estratégia para times de alta performance. Alguns estudos demonstram que colaboradores de alta performance quando respondem diretamente a colaboradores de baixa performance tendem a deixar a empresa em busca de novas oportunidades profissionais. Esse é o tipo de correlação podem ser facilmente identificadas e alertas podem ser gerados para que os gestores criem estratégias para evitar a perda de talentos.

A gestão de custos de pessoal também é outro fator que uma plataforma de Inteligência de dados pode ajudar, gerando modelos de otimização de custos consolidando e comparando os salários praticados por diversos departamentos internos para uma mesma função (benchmark interno), comparando custos de horas extras versus contratação de novos colaboradores dentre outros insights possíveis.

Uma Plataforma de People Intelligence, além de suportar os analistas e responsáveis pelo RH para garantir mais assertividade e agilidade em suas funções, cuidam do ativo mais valioso que as empresas podem ter na era do conhecimento : os seus colaboradores.

*Por André Scher, Sócio fundador e CEO da Auctus Inteligência Aumentada. Formado em Engenharia Elétrica pela Unicamp, com MBA na Business School São Paulo, tem mais de 20 anos de experiência em empresas de pesquisa e serviços de TI e Telecom, onde adquiriu conhecimentos em soluções e uso de tecnologias de ponta como Inteligência Artificial, data & analytics, automação de processos e infraestrutura em nuvem.

**Sobre a Auctus: iniciada como o departamento de inovação do Grupo Innovatech e gerando em poucos meses uma série de serviços de consultoria com forte aplicação de ciência de dados e inteligência artificial, a Auctus assumiu sua independência como empresa e consolidou seu foco em Inteligência Aumentada. A proposta da Auctus é oferecer soluções customizadas, capazes de gerar diminuição de custos e melhoria da experiência dos clientes de nossos clientes a partir de aplicação de ciência de dados e automação inteligentes de processos, onde automatizamos não apenas tarefas repetitivas, mas também integração entre sistemas, utilização de dados não-estruturados e geração de insights para tomada de decisões de negócios. As soluções da Auctus podem ser aplicadas desde pequenas até grandes empresas, em processos de negócios comuns a todas as empresas financeiro e administrativos, atendimento ao cliente, recursos humanos, TI entre outros.

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