Home > Colunas

Como a nuvem pode ajudar na eficiência operacional dos negócios?

Independentemente do setor ou do tamanho, muitas companhias apostam na nuvem.

*Juan José Calderón

12/09/2019 às 14h15

Foto: Shutterstock

A caminhada das empresas para a transformação digital não é visível apenas em um futuro distante - ela já se tornou uma realidade. Independentemente do setor ou do tamanho, muitas companhias apostam na nuvem, que se posicionou como uma ferramenta necessária para entrar na onda de transformação digital. Ao mesmo tempo, abriram-se as portas para vários dilemas entre os usuários sobre a implementação da tecnologia.

Mas como a nuvem beneficia a eficiência operacional do negócio? A hospedagem na nuvem permite que a empresa possa minimizar os custos e aumentar a velocidade de produção, além de encontrar novas formas de melhorar as operações. Assim, o que você obterá serão custos mais baixos, otimizando os recursos da melhor maneira possível.

Por isso, compartilho algumas das vantagens mais notáveis da nuvem que trazem como resultado maior produtividade para os negócios:

Economia nos custos

Em geral, o que uma empresa busca é reduzir custos, mas escolher um servidor supõe um grande investimento. A esse valor, você ainda teria que adicionar o custo de manutenção e de software. No caso da nuvem, existem vários serviços que se adaptam às necessidades e aos orçamentos das empresas, fornecendo uma solução sob medida para o negócio.

Escalabilidade ilimitada

O serviço de nuvem crescerá de mãos dadas com empresa. Se for preciso mais espaço para armazenamento, maior velocidade ou maior largura de banda, a nuvem se ajustará às necessidades da companhia.

Eficiência

Uma das vantagens mais importantes da nuvem é que ela permite que você se concentre no trabalho sem precisar se preocupar com atualizações. Ao contrário de um software, as atualizações na nuvem acontecem automaticamente e não exigem longos períodos de espera, garantindo que a empresa tenha sempre as versões mais atuais dos sistemas. Isto implica em redução de custos, uma vez que não são necessárias análises de equipes especializadas para atualizar os serviços.

Facilidade de acesso

Para acessar a nuvem não é necessário estar sentado na frente de um computador. Pelo contrário, você pode acessar as informações a partir do smartphone, tablet ou notebook. Os horários, assim como a localização, também não são um problema, já que é possível usar os serviços 24 horas por dia, do país onde estiver.

Segurança comprovada

O principal temor dos CEOs de empresas é a segurança. Mas é necessário entender que a privacidade dos dados está criptografada e protegida na nuvem. A pessoa encarregada de gerenciar a nuvem poderá saber quem entra para acessá-la. O serviço inclui a proteção de informações críticas contra roubo, vazamento de dados e exclusão.

Respaldo

A criação de cópias de segurança é bastante simples. Frente à qualquer inconveniente ou desastre natural, a empresa pode manter a calma, porque todas as informações estarão armazenadas na nuvem.

No entanto, é necessário entender que para conseguir que as empresas alcancem a tão esperada eficiência operacional, o processo não implica apenas em migrar para a nuvem. Também é preciso escolher um provedor de nuvem confiável, com experiência sólida de mercado,
que permita alinhar os objetivos comerciais com a segurança cibernética.

*Por Juan José Calderón, gerente de Data Center e segurança da CenturyLink Peru

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail