Home > Colunas

Como se tornar um empresário de sucesso?

Todos que começam um negócio, independentemente do ramo, sonham em prosperar e ser referência naquilo que fazem.

*Redação

23/02/2020 às 22h52

Foto: Shutterstock

Todos que começam um negócio, independentemente do ramo, sonham em prosperar e ser referência naquilo que fazem. Seja pela realização pessoal ou até mesmo pelo lucro, o fato é que se tornar um empresário de sucesso não é uma tarefa fácil como muitos imaginam. Enquanto só a parte boa e os luxos são destacados, há também o lado mais burocrático, em que se é necessário prestar atenção nas taxas, impostos, estratégias de vendas, investimentos, contratação de mão-de-obra, captação de recursos e o tempo dedicado ao seu empreendimento.

Por esse motivo, antes de se aventurar no mundo do empreendedorismo, um empresário precisa seguir algumas dicas de ouro para não se frustrar e ver seu patrimônio diluído por dívidas e outros imbróglios. Confira abaixo, algumas dicas do fundador e presidente da Embelleze, Itamar Serpa.

Se atualizar constantemente

Já ouviu o ditado “Quem não dá assistência, abre a concorrência?” Ele é super válido no mundo dos negócios. Sem a constante inovação, uma empresa pode ficar engessada na visão do público e perder espaço para os concorrentes. Por isso, um empresário sempre deve estar se atualizando, estudando e participando de diversos cursos e congressos que o deixem cada vez mais afiado no ramo que se propõe a seguir, estando por dentro também de todas as tendências que envolvem seu trabalho.

Vale ressaltar que, com a ascensão das plataformas digitais, há mais recursos para o público-alvo, que por meio de um só clique tem acesso a diversas outras companhias que prestam serviços parecidos. Sendo assim, para se destacar, é preciso fazer a diferença e estar sempre um passo à frente da concorrência.

Investir em um bom time de funcionários

Além do empresário, seu time de colaboradores também é responsável pelo sucesso da companhia, pois cada
função, por menor que seja, interfere bastante no desempenho de um negócio. Se a equipe de atendimento ao cliente não faz um bom trabalho, por exemplo, vai deixar os consumidores insatisfeitos e fazer com que migrem para outras marcas. Já o time de contabilidade pode dar prejuízos astronômicos se não organizar corretamente a movimentação monetária.

Dessa forma, mesmo que isso custe caro, é importante o investimento em contratação de mão-de-obra qualificada. Com funcionários competentes e dedicados, a chance do negócio prosperar é infinitamente maior, já que todos saberão desempenhar suas funções com maestria e atuarão em prol do sucesso. Além disso, saberão como agir quando o patrão precisar se ausentar.

Estar envolvido no dia a dia da empresa

Muitos se iludem com a ideia de ser o patrão, pois acham que sua única função é gerir funcionários e receber o lucro no final do mês. Na verdade, um bom empresário precisa estar ciente de todas as transações de seu negócio para garantir o bom andamento do empreendimento. Quem não se interessa pelos detalhes, perde o controle dos processos e pode sofrer perdas que acarretam até mesmo em uma falência.

Para isso, hoje existem diversas soluções tecnológicas que auxiliam nesse sentido, mostrando em uma única plataforma informações cruciais de todas as áreas de uma companhia, facilitando o trabalho do empresário na gestão de seu negócio.

Ter cuidado com as finanças

A fase de investimento é uma das etapas mais importantes de um empreendimento. Sendo assim, é necessário muita cautela com os recursos financeiros da companhia para não acabar no vermelho e sem condição de prosperar, já que é preciso capital para custear expansões, parcerias, contratações, lançamentos de produtos e infraestrutura para os funcionários.

Apesar de quase tudo resultar em gasto de dinheiro, desde a compra de uma cadeira até o desligamento de um funcionário, é possível economizar recursos e ter a mentalidade de que nem tudo o que é bom é caro. Além disso, estar por dentro de todas as transações, não deixando somente o time da contabilidade responsável por isso, ajuda na questão do controle.

Acredite na sua ideia

Todo negócio nasce de uma ideia. Sendo assim, é primordial nunca desistir dela. Por mais que abrir um negócio dê trabalho, acarrete em noites mal dormidas e menos tempo com a família, no final, tudo vale a pena quando se vê que um pensamento de sua autoria está mudando a sociedade e fazendo a diferença na vida de pessoas de diversas gerações.

Nem tudo é sobre dinheiro

Por mais que um empreendimento não seja uma instituição sem fins lucrativos e a vontade de ganhar dinheiro seja uma realidade, em algumas situações visar somente o lucro não compensa. A situação é pior ainda quando envolve esquemas ilegais ou que podem arranhar a imagem da empresa. Portanto, é preciso avaliar com cuidado toda e qualquer proposta e campanhas ousadas, o preço a se pagar pode ser muito alto.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail