Home > Notícias

Contratar bem é chave para construir um time de TI equilibrado

02/07/2014 às 15h05

Contratar bem é chave para construir um time de TI equilibrado
Foto:

Sua equipe de TI é estratégica para o sucesso do negócio – e depende de você contratar e cultivar os melhores talentos. Claro, é mais fácil dizer do que fazer; montar e nutrir uma equipe de tecnologia dos sonhos envolve mais do que apenas combinar habilidades dos candidatos com os requisitos da posição e atribuir-lhes papéis, afirma James Kenigsberg, diretor de tecnologia da empresa de software de 2U. 

"O candidato que tem vasta experiência pode parecer a pessoa certa, mas [ele ou ela] pode não ser o melhor ajuste em relação ao resto do time", disse ele. "A cultura é imperativa quando se persegue a excelência em tecnologia." 

Para construir uma equipe em sintonia, os gerentes de contratação devem focar além das habilidades e se esforçarem para inspirar criatividade e paixão nos funcionários, acrescentou o executivo. Aqui estão cinco maneiras que para começar a fazer isso com o seu time de TI:
1. Contrate por paixão em primeiro lugar, habilidades de tecnologia em segundo 
Gerentes responsáveis pela contratação muitas vezes priorizam habilidades de tecnologia em detrimento à paixão – o que é um grande erro. "A tecnologia muda tão rápido e novas ferramentas surgem a cada dia. Você precisa prestar atenção na paixão que eles têm pelo que fazem e pela área em que trabalham. O resto pode ser ensinado." 
Antes de entrevistar os candidatos, o CTO faz uma pesquisa sobe eles em sites e comunidades de tecnologia, como comunidades de desenvolvedores de código aberto, dentre outras fontes. "É interessante saber se essas pessoas têm projetos publicados e se compartilham seu conhecimento com os outros, o que é geralmente praticado por pessoas apaixonadas pelo que fazem”. 
2. Fique de olho nos gaps
Se você monitorar sua alimentação e registrar tudo o que come, será possível determinar onde estão as falhas em sua dieta. Um método parecido é aplicado pelo executivo para combater as deficiências do time de tecnologia.
“Nós temos uma matriz de habilidades que incluem tecnologia e outras, como gerenciamento, comunicação com os stakeholders”, enumera. “Isso ajuda não somente a avaliar como estão as pessoas que trabalham pra gente, mas também é útil para enxergarmos nossas fraquezas quando colocamos todos os registros juntos.”
3. Evite perguntas comuns

O executivo adota uma abordagem diferente na hora das fazer perguntas durante as entrevistas, buscando testar habilidades de pensamento crítico do candidato.
"Eu inverto o script e uso as respostas que muitas pessoas poderiam dar às perguntas habituais", explica.
Ao invés de perguntar: "O que você procura em uma equipe?" – nove em cada 10 vão dizer "trabalho em equipe" – ele pergunta aos candidatos o que o trabalho em equipe significa para eles. "É interessante ouvir o que o trabalho em equipe significa para os candidatos porque muitas pessoas nunca pensaram sobre o que realmente significam essas palavras da moda", diz. 
4. Simule situações críticas 
Durante as entrevistas, o executivo traz o candidato pra realidade do trabalho, questionando perguntas como: o que você faria para gerenciar o projeto mais importante de sua carreira e o que faria se falhasse. 
 
“Eu quero ver como eles saem quando falham e quando são bem sucedidos. Assim eu descrevo situações críticas e pergunto como eles agiriam para cumprir suas tarefas. É fácil ver se as pessoas são inteligentes ou experientes o suficiente para enxergar o que pode dar errado”, pontua. 
5. Preocupe-se menos com a perfeição
Equipes de tecnologia devem mirar a excelência, mas ter em mente que a ideia é entregar. "Caímos com muita frequência na paralisia da análise. Você não pode ficar preso nos projetos. Se você consegue atingir 85% de um projeto, ótimo. Certifique-se de que ele é bom e entregue. Mas 85% a 100% em um projeto é realmente difícil e caro. Ele tem que ser bom, mas não fique preso em atingir a perfeição".

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail