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CPFL reduz em 40% tempo de resolução de problemas em rede operativa

Déborah Oliveira

28/07/2016 às 14h00

CPFL reduz em 40% tempo de resolução de problemas em rede operativa
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Para obter maior eficiência em sua rede operativa e, assim, aprimorar os serviços oferecidos aos clientes em sua área de concessão, a CPFL, uma das maiores concessionárias de energia elétrica do País, implementou uma solução baseada em painel de controle fornecido pela Icaro Tech.

Instalada na central de operação e manutenção da CPFL em Campinas, divisão da transmissão da CPFL Paulista, a solução permitiu à companhia reduzir em 40% o tempo de resolução de problemas na rede operativa, que podem refletir em interrupção de serviço de fornecimento de energia ao consumidor final.

A rede operativa é utilizada pela CPFL para conectar o Centro de Operações aos sensores e equipamentos da rede de transmissão e distribuição que são responsáveis por levar a energia elétrica ao consumidor. Ela é considerada vital para a transmissão e distribuição de energia, porque proporciona a operação remota do sistema elétrico e gera alertas capazes de avisar os gestores sobre potenciais falhas que podem levar a instabilidade e ao corte no fornecimento do serviço.

Antes da tecnologia da Icaro Tech, os técnicos de operação e manutenção de telecomunicações da CPFL, após serem acionados por telefone ou e-mail, buscavam informações em cinco sistemas diferentes para monitorar a rede operativa. Quando um alarme ou aviso era identificado, a equipe precisava analisar todos os sistemas que compõem a plataforma, para só então chegar ao problema e começar a planejar o próximo passo.

A solução implementada com base na tecnologia Advanced Dashboards, da Icaro Tech, tem o papel de consolidar, em um único painel, indicadores de controle e monitoramento em tempo real da infraestrutura tecnológica da rede operativa, cruzando informações de gerenciamento de redes, georreferenciamento, sistema supervisório e serviços.

Então, o painel disponibiliza alertas e dados vitais da rede operativa, garantindo aos gestores maior visibilidade e aos operadores maior agilidade na identificação e diagnóstico de falhas. Com os dados em mãos, os responsáveis vêm conseguindo agir proativamente, impedindo que a falha cause uma indisponibilidade ou, pelo menos, reduzindo o tempo de interrupção do serviço.

Além disso, falhas em sistemas que anteriormente passavam despercebidas começaram a ser identificadas, e os problemas de comunicação entre os profissionais envolvidos caiu a praticamente zero.

Além dos dashboards gerados inicialmente, a solução permite, ainda, a rápida criação e customização de novos gráficos em poucas horas, sem a dependência de profissionais de TI. Para tal, o sistema conta com dezenas de widgets, mapas, filtros e imagens pré-carregados e customizáveis conforme cada necessidade.

“A solução facilita o acesso às informações sobre a infraestrutura de comunicação, que é utilizada na operação da transmissão e distribuição de energia, e que realmente importam, nos permitindo agir de forma proativa, mais rápida e assertiva para combater potenciais falhas na rede”, afirma Cristiano Santos Cucatti, gerente de Serviços da Transmissão da CPFL.

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