Home > Notícias

CPqD é credenciado pela SPTrans para modernização do monitoramento da frota de ônibus

16/03/2015 às 11h27

CPqD é credenciado pela SPTrans para modernização do monitoramento da frota de ônibus
Foto:

Os ônibus de São Paulo ganharão dispositivos e equipamentos como câmeras de vídeo, terminal de dados do motorista, painéis de mensagens variáveis, contador de passageiros e até wi-fi para acesso à internet pelos usuários. O objetivo é modernizar e promover o monitoramento da frota.

E para que tudo isso saia do papel e se transforme em melhorias para a população, o CPqD foi o primeiro laboratório a se credenciar junto à SPTrans – empresa que gerencia o sistema de transporte na capital paulista – como organismo de testes, de certificação e de inspeção em tecnologias embarcadas.

Gustavo Sinzato, engenheiro do CPqD explica que todos os componentes terão de ser avaliados e homologados no sistema integrado de monitoramento utilizado pela SPTrans e que a ideia da instituição é garantir o funcionamento adequado desse sistema, de modo a permitir a atualização dos dados em tempo real e a melhoria dos serviços para os usuários.

A SPTrans autorizou o CPqD a atuar em três funções:

Laboratório de Testes Designado (LTD): o CPqD colocará sua infraestrutura de laboratórios à disposição dos fornecedores que precisam realizar os testes visando a homologação de seus equipamentos junto à SPTrans.

Organismo de Certificação Designado (ODC): o CPqD terá a tarefa de definir testes e requisitos necessários para a validação dos equipamentos, com base nas especificações técnicas da SPTrans e do fornecedor. Após a realização desses testes (em outro laboratório), fará a análise do relatório e emitirá a certificação.

Organismo de Inspeção Designado (OID): terá a missão de fiscalizar a instalação dos diversos componentes nos veículos, verificando o seu funcionamento - o que será feito após a fase de homologação.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail