Home > Colunas

Cresce número de startups que facilitam rotina de empresas e pessoas

Brasil já possui mais de 12 mil startups, um dos nichos com maior crescimento é o de aplicativos para entregas, conheça outros.

*Samira Frazão

09/10/2019 às 12h01

Foto: Shutterstock

De acordo com dados da Startupbase, iniciativa da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), atualmente existem no Brasil mais de 12,7 mil empresas nascentes. Segmentos que visam atender necessidades tanto de organizações públicas e privadas quanto de pessoas (Business to Business to Consumer ou B2B2C) representam 26,9% do total, ficando atrás daquelas cujo objetivo é atender apenas empresas (Business to Business ou B2B), aproximadamente 49% das startups, segundo o mesmo levantamento.

O nicho de aplicativos para entrega é um dos exemplos de mercado em expansão, atraindo a atenção de empreendedores que desejam criar um negócio de base tecnológica. Apenas no primeiro trimestre de 2019, mais de 201 mil pessoas se vincularam a plataformas para entrega, conforme informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um crescimento de 16% em comparação com o mesmo período, em 2018.

A plataforma online de entregas ultra-rápidas Motoboy.com é um dos exemplos. Foi criada em 2013 para atender uma necessidade de mercado, não apenas de empresários, mas de qualquer pessoa que precisa de agilidade para resolver problemas do dia a dia, seja entregar um produto, mercadoria ou documentos em algum lugar.

Disponível por meio de aplicativo de celular ou interface web, a Motoboy.com é um marketplace que conecta clientes com perfis diversos, B2B, B2B2C e B2C, aos entregadores, com agendamento sob demanda e pagamentos por meio de cartão de crédito ou dinheiro. Além da plataforma, tanto novos quanto clientes recorrentes podem utilizar um chatbot para permitir cotações e pedidos através do Facebook Messenger.

Além dela, conheça outros exemplos de startups criadas para facilitar a rotina de empresas com portes e perfis diversos, além das próprias pessoas.

Criando ambientes de trabalho mais felizes

Após pesquisar e entender diversos problemas no setor de gestão de pessoas das empresas, os empreendedores Bruno Soares e Gabriel Leite fundaram a Feedz, com pouco mais de um ano de atuação, a startup de Florianópolis (SC) conta com 60 clientes e mais de 5 mil usuários ativos na sua plataforma.

A startup desenvolve uma plataforma completa para gestão estratégica de pessoas, o objetivo é ajudar os gestores e o setor de RH das empresas a aumentar o engajamento, melhorar a comunicação interna e a reter talentos. “A Feedz nasceu com o propósito de criar ambientes de trabalhos mais felizes, a partir do nosso entendimento de que empresas são pessoas e pessoas precisam estar bem para fazer um bom trabalho”, explica Bruno Soares, CEO e cofundador da startup.

Gerando saúde para o time

A saúde corporativa proporciona melhora na qualidade de vida e impacta na produtividade do time, diminui o absenteísmo e a rotatividade, sendo uma tendência do setor de RH. Para isso, grandes empresas estão investindo em soluções como a da GoGood, que através de um sistema gamificado incentiva equipes a terem uma competição saudável, em busca de novos hábitos de saúde. O engajamento com a plataforma é potencializado pela possibilidade de realizar ações sociais.

As empresas se comprometem, conforme o time alcançar suas metas, a doarem uma quantidade de alimentos ou dinheiro para instituições de caridade ou pessoas em situação de vulnerabilidade social. Através da GoGood, apenas em 2019, já foram doados 115 mil copos de leite para ONGs, houve apoio para diversos programas sociais e os sonhos de quatro crianças foram realizados pelo Make A Wish.

Digitalizando um negócio tradicional

As startups atuam também na digitalização de mercados já consolidados. Hoje, por exemplo, é possível alugar um imóvel sem fiador e até mesmo a distância. As imobiliárias estão se digitalizando por meio de soluções que tornam o setor menos burocrático, mais ágil e seguro. A CredPago surgiu no mercado em 2016 oferecendo garantia locatícia que dispensa fiador, a contratação de seguro ou outro recurso para a locação. Este ano, ampliou o serviços com a análise imediata do cadastro de inquilino.

Ou seja, o corretor consegue checar os dados da pessoa interessada no imóvel e saber na hora se ela está apta ou não a alugar. “Somado a isso incluímos também a assinatura digital que pode ser feita pelo celular e de qualquer lugar do mundo. Assim, o locatário tem a segurança de que o imóvel que ele gostou está garantido. Para as imobiliárias, o reflexo disso é uma redução de custos com deslocamentos, desburocratização e mais tempo para fechar outros negócios”, explica Fábio Cruz, CTO da CredPago.

Oferecendo mão de obra qualificada em tecnologia

A Codenation, startup de Florianópolis (SC) criada em 2017, tem como propósito suprir a demanda de mão de obra especializada na área de tecnologia por meio da capacitação, criando um recrutamento sustentável. Por meio de seu programa de aceleração, o AceleraDev, fundamentado na abordagem Challenge Based Learning (aprendizado baseado em desafios), os desenvolvedores e cientistas de dados realizam desafios de programação, recebem auxílio de tutores e assistem palestras com convidados que já atuam no mercado, tudo de forma gratuita graças ao apoio de empresas parcerias.

As acelerações possuem diferentes edições, cada uma com foco em uma linguagem de programação, ao final, os participantes destaque têm chances de contratação nas empresas apoiadoras. A startup atende tanto estudantes recém-saídos da universidade e sem experiência, quanto profissionais que já trabalham no setor e não conseguem chegar aos polos de tecnologia, além das próprias empresas que estão em busca de novos talentos.

*Por Samira Frazão

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail