Home > Notícias

Crise impacta mais de 70% das micros e pequenas empresas no Brasil

Déborah Oliveira

20/08/2015 às 11h07

Crise impacta mais de 70% das micros e pequenas empresas no Brasil
Foto:

Entre as micro e pequenas empresas (MPEs) instaladas no Brasil, 71% já sentiram o impacto da crise no primeiro semestre. A conclusão é de levantamento feito pela ContaAzul com 5.102 MPEs de todo o Brasil que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Apenas 25% das empresas consultadas disseram não ter sentido os impactos da crise, enquanto 4% não responderam.

O levantamento indica ainda uma visão otimista dos empreendedores em relação à sequência de 2015: 68,5% dos empresários entrevistados acreditam em melhora no cenário até o final do ano.
 
Para Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul, o quadro reforça a importância de aprimorar os controles e a gestão para que as micro e pequenas empresas possam superar o momento de crise e até crescer nesse período.

Segundo ele, o empreendedor deve fazer uma análise para identificar como e onde a crise pode atingir seu negócio, mas também que novas oportunidades podem ser geradas. “Planejamento e organização fazem toda a diferença na busca de alternativas para superar a crise”, diz.  
 
Entre as dicas do empresário estão identificar e cortar gastos não relevantes, ficar atento ao fluxo de caixa, aumentar a comunicação e aproximar-se do contador, que tem em mãos os principais números, além do histórico contábil e fiscal do negócio.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail