Home > Notícias

Dia da Internet Segura: uma reflexão sobre a privacidade

Preocupações com privacidade serão responsáveis por pelo menos 10% da demanda por serviços de segurança

05/02/2019 às 7h23

Foto:

Não é sem razão que o slogan do Dia da Internet Segura, comemorado nesta terça-feira, 5 de fevereiro, é “Juntos por uma internet melhor”.

A era digital mudou virtualmente quase todos os aspectos de nossas vidas: interação social, comércio e educação são alguns exemplos. Espera-se que quando o 5G for adotado globalmente, a Internet 3.0 - a web semântica ou a internet de dados - terá início. E, com ela, novos riscos e desafios para a cibersegurança.

Os gastos globais com produtos e serviços de proteção da informação devem crescer 8,7%, atingindo US$ 124 milhões em 2019 de acordo com uma pesquisa do Gartner. Ela também apontou que as preocupações com privacidade serão responsáveis por pelo menos 10% da demanda por serviços de segurança, como gerenciamento de identidade e acesso (IAM), governança e administração de identidade (IGA) e prevenção de perda de dados (DLP).

E foi justamente essa crescente preocupação em relação à privacidade dos cidadãos e dos consumidores que levou à adoção de regulamentações abrangentes como a Lei Geral de Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP), que entrará em vigor no Brasil em exatamente dois anos.

“As tecnologias de aprimoramento da privacidade, incluindo autenticadores modernos e amigáveis, incluindo biometria avançada, devem fazer parte da solução para proteger adequadamente os dados e mantê-los privados. Além disso, as plataformas da web e os aplicativos móveis devem ser arquitetados e desenvolvidos com privacidade e segurança em mente para proteger os consumidores”, acredita Michael Magrath, diretor de normas e padrões globais da OneSpan, empresa mundial em software para identidades confiáveis, assinaturas eletrônicas e transações seguras.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail