Home > Notícias

Dia da Mentira: cuidado com as pegadinhas que podem ser ameaças virtuais

01/04/2016 às 15h38

Dia da Mentira: cuidado com as pegadinhas que podem ser ameaças virtuais
Foto:

O 1 º de abril, dia da mentira, já faz parte do imaginário cultural das pessoas e, apesar das brincadeiras despretensiosas tradicionais da data, algumas delas ainda são usadas como isca para ataques virtuais, alerta a empresa de segurança Norton.
De acordo com a companhia, só no ano passado, 44 milhões de brasileiros foram vítimas de cibercrime nesse dia.
 
Um dos ataques mais populares que utiliza histórias fraudulentas para atrair vítimas é o phishing, técnica que visa roubar senhas de banco e outras informações pessoais da vítima. 
Os criminosos praticam este golpe por meio de mensagens de e-mail, SMS e até em sites de relacionamento, e o conteúdo geralmente acompanhada um link que redireciona o usuário a outro site para que insira dados pessoais e sensíveis.
 
De acordo com Nelson Barbosa, especialista em segurança da Norton, os ataques de phishing tem evoluído e, se o usuário não prestar atenção, pode cair facilmente nesse golpe. "Antes era possível observar erros de ortografia e domínio de e-mail diferente do nome da empresa que o criminoso declarava pertencer. Mas, hoje em dia, esses detalhes foram aperfeiçoados e por isso é preciso mais atenção para identificar o que é verdadeiro ou não”, afirma.
 
Para não cair em armadilhas virtuais como o phishing, a Norton recomenda as seguintes medidas sempre ter prudência ao abrir links ou anexos de e-mails suspeitos; desconfiar de promoções tentadoras demais e fazer pesquisas em outros sites para averiguar a veracidade das informações; nunca forner informações pessoais em pop-ups; além de ter uma solução antivírus para proteger a máquina e mantê-la sempre atualizada.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail