Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


7 inovações apresentadas no Ciab Febraban 2018

Por Redação

em Negócios Digitais

6 meses atrás

Evento de tecnologia para o setor financeiro trouxe novidades que prometem mudar o mercado de pagamentos e varejo

A Febraban realiza nesta semana a 28ª edição do Ciab – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, maior evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina.

Os 36 mil m2 do Transamérica Expo Center, em São Paulo, recebem mais de 140 expositores, 47 patrocinadores e mais de 270 palestrantes, que apresentam as mais importantes tecnologias e inovações do setor para um público estimado de mais de 20 mil visitantes.

Estão presentes empresas multinacionais, startups e fornecedores de diferentes soluções tecnológicas para o mercado financeiro.

Neste ano, Inteligência Exponencial é o tema central que norteará todo o conteúdo do evento, com debates sobre como o desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial, machine learning, blockchain, open banking e internet das coisas (IoT) implicam em constantes alterações no comportamento social, e como tais alterações podem rapidamente criar ou destruir negócios.

O IT Forum 365 reuniu algumas das principais inovações apresentadas pelas companhias. Confira:

A Matera apresenta no evento a venda de produtos via realidade aumentada e pagamento móvel off-line, que permite ao cliente fazer a compra sem precisar ver o produto na prateleira e sem precisar estar conectado à internet ou ter pacote de dados. A solução envia o dinheiro da conta do cliente direto para a conta do estabelecimento. A empresa também levou ao CIAB uma solução de saques bancários por meio de QRCode, que permite que o visitante do estande retire dinheiro em uma máquina de saque usando apenas um QRCode em seu celular.

A Visa apresentou um conceito de geladeira que faz a leitura dos produtos e também compra o que estiver faltando. Após um cadastro prévio das compras usuais, o sistema mapeia a quantidade de produtos dentro da geladeira e, por meio da solução Visa check-out, realiza a compra diretamente em um supermercado.

A Diebold Nixford apresenta o Self-Checkout eXpress conectado ao reciclador CS6010. Pela primeira vez no Brasil, a solução conceito tem objetivo de oferecer autonomia e conveniência para o usuário. Mais do que oferecer pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito e a dispensa do troco, a integração das soluções permite a realização de saques e depósitos no mesmo equipamento por meio da gestão do volume de numerários do reciclador. A inovação traz mais um canal de relacionamento e oferta de serviços no ecossistema bancário e varejo.  A solução é ideal para supermercados, por exemplo, que podem oferecer dois tipos de serviço em um único equipamento. Segundo a companhia, a solução acaba de chegar ao Brasil e ainda não foi implementada em nenhum cliente.

A FullFace criou um sistema de reconhecimento facial que se integra a hardwares e softwares facilitando processos de autenticação biométrica facial web e mobile. A tecnologia garante precisão no reconhecimento biométrico individual a partir de 1024 pontos da face em menos de um segundo. O código gerado a partir da leitura de 1024 pontos da face possui cerca de 16 mil dígitos e impossibilita a cópia dos dados, criando um CPF facial. A identificação é transferida ao banco de dados e pode ser acessada com aplicações locais ou remotamente, via nuvem. O sistema de reconhecimento facial é capaz de diferenciar gêmeos idênticos, identificar gênero, idade e estado de humor. A plataforma é utilizada pela empresa aérea Gol para o serviço de check-in via selfie via smartphone.

A Scopus apresentou uma tecnologia de realidade aumentada para levar, virtualmente, pessoas, carros e ambientes de um shopping center de São Paulo. Uma das demonstrações permite o envio de mensagens personalizadas, em tempo real, a partir do estande para pessoas que estão no shopping procurando determinado produto. A ferramenta mapeia pontos de Wi-Fi dentro de um ambiente indoor para dar a localização exata de dispositivos, no caso, pessoas. A solução está pronta e pode ser implementada em novos parceiros.

A Visa mostrou  também um conceito de provador de roupas virtual, em que o visitante escolhe, via realidade aumentada, a roupa que deseja experimentar.

Em uma ativação interativa, a Mastercard, em parceria com a General Motors, levou para o seu estande um protótipo do Chevrolet Cruze interativo, conectado e seguro para a realização de compras. O veículo demonstra para o público de que forma um carro poderá ser utilizado no futuro como meio de pagamento, usando como base as tecnologias desenvolvidas pelas duas empresas, que fecharam um acordo global de cooperação em 2017. Durante a demonstração, é possível simular experiências de compras diretamente do veículo por meio de recursos de IoT e realizar a autenticação das transações por biometria, íris, digital ou voz.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail