Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

CIOs devem liderar agenda de transformação digital, mostra pesquisa

Por Redação

em Digital

2 anos atrás

Prepara-se, CIO. Se você ainda não iniciou a jornada da transformação digital, ela está muito próxima de acontecer em sua empresa. E estudo realizado pela BT mostra que líderes de TI é que estarão à frente desse processo.

Segundo a pesquisa, que entrevistou 1.030 executivos de TI em 11 países, CIOs de todo o mundo estão abraçando a transformação digital para reinventar processos e sistemas de suas organizações. 

O impacto digital é tamanho que o nível de importância do CIO na diretoria continua a aumentar: 72% dos entrevistados dizem que o diretor de TI ganhou mais espaço na diretoria nos últimos dois anos, e 43% dos CIOs dizem que agora passam mais tempo lidando com questões corporativas.

Outro aspecto dessa tendência está no fato de que, para o CIO, é um desafio encontrar tempo para desenvolver soluções criativas para o negócio. Para cerca de dois terços (61%) dos entrevistados os CIOs passam mais tempo mantendo os atuais sistemas de TI do que procurando novas soluções. Esse índice mostra uma queda em relação a 2014 – quando essa porcentagem era de 74%, – mas indica que, apesar dos objetivos de transformação digital, o CIO ainda tem que lidar com o legado.

O relatório também mostra que CIOs estão atentos às tendências mais disruptivas da tecnologia – nuvem, mobilidade e colaboração, e dados. Segundo o estudo, 20% das organizações globais já estão totalmente centradas na nuvem, e mais de 46% têm na nuvem mais da metade de suas aplicações e infraestrutura.

Com o CIO atuando como catalisador, 76% das grandes organizações em todo o mundo têm, ou planejam adotar, uma abordagem “multi-speed” para iniciativas lideradas pela tecnologia. Isso envolve mais criatividade, mais flexibilidade e um modelo operacional mais dinâmico. Segundo a pesquisa, 65% dos CIOs notam mudanças rápidas nos KPIs do seu próprio desempenho, com uma tendência clara de colocar a transformação digital no centro de suas atividades.

Em 72% das organizações analisadas pela pesquisa da BT, existem grupos contratando e colocando em funcionamento produtos e serviços de TI sem envolvimento da área de TI da empresa. 

A pesquisa sugere que a área de TI cresce de forma mais confortável colocando-se no papel de oferecer as condições necessárias à habilitação de sistemas, de modo geral, principalmente no que toca à segurança dos dados, a infraestrutura adequada e robusta, garantindo a não-duplicidade de esforços em toda a organização. Essas novas responsabilidades estão na base do novo papel do CIO digital, que opera de forma horizontal, atuando em toda a empresa como facilitador.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail