Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


FDE usa plataforma analítica da MicroStrategy para criação de Portal da Transparência

Por Redação

em Digital

9 meses atrás

Projeto Fundação Aberta permite aos cidadãos visualizarem os contratos da instituição, além da situação das obras nas creches e escolas do Estado de SP

O Portal da Transparência da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais, contou com parceria da MicroStrategy para o projeto “Fundação Aberta”.

A iniciativa é baseada na plataforma analítica da empresa e foi concebida com o objetivo de facilitar o acesso às informações referentes às áreas de contrato, obras e creches sob responsabilidade da instituição.

O projeto

O portal é resultado de um processo de amadurecimento iniciado no ano passado, a partir do projeto piloto Painel de Informações. Com a entrada da nova presidência, em janeiro de 2017, a ideia foi consolidada e o painel transformou-se em um portal.

João Cury Neto, presidente da FDE, explica que a fundação identificou que havia muito conteúdo relevante para compartilhar e era preciso oferecer mais informações ao cidadão a respeito do trabalho que é feito dentro da FDE. “Por isso, demos um passo à frente, desenvolvendo um portal nos moldes do site da fundação, mas que além de links com as informações exigidas por lei, disponibiliza os painéis de obras, creches e contratos já implementados internamente”, diz,

Os três painéis foram construídos utilizando a solução de BI da MicroStrategy. Com a plataforma, qualquer cidadão – seja ele professor, diretor ou até mesmo pai de aluno – consegue acompanhar informações sobre o trabalho realizado pela fundação em termos de obras e contratos, sem a necessidade de um login e senha.

A segunda fase do projeto prevê a integração com os painéis de rede de suprimentos, tecnologia e escola família, o que deverá contribuir  para a facilidade de informações e a transparência dos recursos utilizados na melhoria da estrutura e da qualidade da educação do país.

Parceria de longa data

A parceria entre MicroStrategy e FDE foi iniciada em 2005 e visa agregar inteligência analítica nas informações da instituição. O primeiro projeto desenvolvido foi o Rede de Suprimentos, voltado às diretorias de ensino, permitindo o acompanhamento de toda a compra de materiais de consumo realizada nas escolas, desde alimentos, material escolar e papelaria, até produtos de limpeza e higiene. Em seguida, ao longo dos anos, foram criados diversos painéis empregando BI, entre eles o Painel de Tecnologia, permitindo que gestores acompanhassem o desempenho de suas áreas.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail