Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Mineração de criptomoedas: dobram detecções no primeiro semestre

Por Redação

em Digital

6 dias atrás

Relatório da Trend Micro mostra ainda que ransomware continua sendo uma ameaça corporativa significativa

A atividade de mineração de criptomoedas ainda está em ascensão. É o que mostra levantamento realizado pela empresa de cibersegurança Trend Micro. A tendência se manteve no primeiro semestre de 2018, quando as detecções de atividade de mineração de criptomoedas mais do que dobrando desde o segundo semestre de 2017.

Também foi detectado um número significativo de novas famílias de malware de mineração de criptomoedas mostrando que os cibercriminosos continuavam interessados em lucrar com moedas digitais.

Durante os primeiros meses de 2018, a Trend Micro observou como os cibercriminosos criaram novos métodos e exploraram novas técnicas para maximizar o lucro da mineração ilícita de criptomoedas:

  • Janeiro – Malvertising no DoubleClick do Google
  • Fevereiro – Anúncios injetados em sites pela botnet Droidclub
  • Março – Adware downloader ICLoader
  • Abril – Script minerador de web na plataforma de anúncios da AOL
  • Maio – CVE-2017-10271 via port 7001/TCP
  • Junho – Necurs exploit kit

Mineradores de criptomoedas indesejados em uma rede podem reduzir o desempenho, reduzir gradualmente o hardware e consumir energia – problemas que são multiplicados em ambientes corporativos. Os administradores de TI precisam manter-se atentos a atividades incomuns na rede, considerando o impacto que a mineração furtiva, porém significativa, de criptomoedas pode ter em um sistema.

Ransomware

Embora sua prevalência no cenário de segurança cibernética tenha se estabilizado, o ransomware ainda é algo contra o qual as empresas devem estar atentas: no primeiro semestre de 2018, as detecções de ransomware registraram apenas um ligeiro aumento, o número de novas famílias de ransomware diminuiu, em comparação com o segundo semestre de 2017. Mas esta mudança de ritmo é provavelmente devido ao aumento da atenção ao ransomware e às melhorias resultantes nos métodos de prevenção e mitigação.

Balanço – Criptomoedas e Ransomware

  • Houve um aumento de 141% nas detecções de atividades de mineração de criptomoedas pela infraestrutura Trend Micro Smart Protection Network
  • Foram detectadas 47 novas famílias de malware de mineração de criptomoedas no 1º semestre de 2018
  • Houve um aumento de 3% na detecção de atividades de Ransomware
  • Houve uma redução de 26% em novas famílias de Ransomware

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail