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Transformação digital: 4 estratégias para expandir a jornada

Por Redação

em Transformação digital

2 meses atrás

Gartner lista recomendações para impulsionar mudança na empresa. Confira e boa sorte

Suas chances de sobreviver a um ataque cardíaco são maiores em Copenhagen. Isso porque, o serviço de emergência na capital dinamarquesa utiliza um agente virtual para ajudar a identificar ocorrências como infartos. Embora humanos sejam capazes de reconhecer um ataque cardíaco em 73% das vezes, dados inicias mostram que agentes virtuais aliados à competência humana são capazes de distinguir situações de mal súbito em 95% dos casos.

Para analistas do Gartner, esse é um exemplo de como a inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) pode ser o ponto de partida para uma transformação digital que capacita máquinas para entregarem valor para organizações. Levantamentos realizados pelo instituto de pesquisa mostram que 66% dos líderes desejam transformar, mas apenas 11% dos executivos estão realmente entregando negócios digitais.

Muitas organizações estão, no entanto, presas no impasse sobre onde começar seus esforços de mudança rumo ao modelo digital. De acordo com pesquisa do Gartner, cerca de 57% das empresas ainda não encontram um ponto de partida para realizar a transformação digital de seus negócios.

Para tanto, o Gartner recomenda quatro possibilidades para expandir a jornada de transformação:

1. Conectado

Estar conectado geralmente não é um aspecto da transformação, mas uma iniciativa de otimização. As organizações buscam reduzir os tempos de entrega, melhorar a utilização de dispositivos ou aumentar a sua produtividade ao implementar tecnologias como internet das coisas (IoT) ou plataformas digitais dedicadas.

A transformação começa quando organizações aproveitam o aspecto da conexão para lucrar mais por meio de novas maneiras, por exemplo, quando companhias usam dados gerados para criar novos serviços e fontes receita ou tornar dados mais disponíveis e transparentes em toda a cadeia de valor.

2. Autonomia

Como uma tecnologia autônoma, máquinas podem tornar humanos melhores e humanos podem, por sua vez, melhorar máquinas. Segundo o Gartner, para criar um novo modelo de negócios, fornecedores de tecnologia deveriam disponibilizar dados com patente autônoma para serviços de emergência terem condições de alocarem recursos com mais eficiência no futuro.

3. Empoderamento

O método de empoderamento permite consumidores e o ecossistema de parceiros de negócios criarem valor para eles e suas organizações ao mesmo tempo. Isso pode multiplicar o potencial para criação de valor. São exemplos dispositivos de IoT no setor de saúde, os quais permitem a realização de exames básicos em casa, sem a presença de um médico.

4. Programável

Um ponto de partida programável é focado na mudança dos modelos de negócios e de operação. O objetivo é permitir que outras partes criem e entreguem valor nas organizações. Isso pode ser alcançado via Interface de Programação de Aplicações (APIs), tecnologias open source (código aberto) ou por Blockchain.


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