Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Tudo sobre a CNH digital

Por Redação

em Digital

7 meses atrás

Saiba como emitir e o que muda com o novo formato da Carteira de Motorista

Em 2018 muita coisa vai mudar para o motorista. As leis de trânsito serão alteradas, inclusive a carteira de motorista. Confira algumas das mudanças e descubra tudo sobre a CNH digital. As dicas são da Carro Aluguel, plataforma on-line para aluguel de veículos.

Mudanças em 2018

Em 2018 muitas coisas mudaram. Inclusive a habilitação. A nova CNH vem com o intuito de facilitar a vida de muitos brasileiros, dar praticidade e adequação aos meios digitais e novas tecnologias. A partir de fevereiro deste ano, o novo documento de identificação digital será utilizado em todo o território nacional.

Como emitir a CNH digital?

Todos os motoristas que possuem a habilitação impressa com o QR Code já podem solicitar a CNH digital por meio do aplicativo. CNHs emitidas a partir de maio de 2017 já possuem esta tecnologia, portanto estão aptas a receber a versão digital.

1 – Faça o cadastro de condutor no portal de serviços do Detran.

2 – Compareça ao Detran da sua cidade para validar o cadastro.

*SE VOCÊ JÁ POSSUI A CNH COM QR CODE, TODO O PROCESSO PODE SER VALIDADO PELA INTERNET.*

3 – Solicite seu código de ativação, que será enviado por e-mail.

4 – Faça o download do aplicativo no seu smartphone e acesse com a senha do portal e o código de ativação.

5 – Cadastre uma nova senha de 4 dígitos, e pronto!

Só é possível cadastrar uma CNH por aparelho. Uma vez cadastrado, você só precisa de acesso à internet no primeiro acesso, pois todos os dados ficam armazenados offline. Futuramente o motorista vai poder conferir multas, consultar pontos, será avisado do vencimento da carteira e também ser avisado sobre campanhas de trânsito, tudo pelo aplicativo.

O que também muda em 2018

A implementação da CNH digital é uma das novas medidas de trânsito para 2018. Juntamente a ela, o código de trânsito passará por uma série de mudanças. Confira algumas delas:

1 – Multa para ciclistas e pedestres

Pedestre ou ciclista circulando fora das áreas delimitadas, se flagrados, pagarão multa no valor de R$ 44,19 e R$130,16 respectivamente.

2 – Documento do carro digital

Assim como a CNH, o Certificado de Registro de Licenciamento também vai se tornar digital. Está em desenvolvimento e deve ser implementado até 31 de dezembro.

3 – CNH com Chip

A CNH física se tornará um cartão de plástico inteligente, como um cartão de crédito/débito, com chip e gravação a laser dos dados do motorista. Deve se implementada durante o ano, com previsão de entrar em vigor efetivamente em 2019.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail