Home > Colunas

Drones são capazes de realizar a topografia de obras em minutos

Entenda como os veículos aéreos não tripulados ajudam no levantamento de informação para obras, projetos viários, edificações e urbanizações.

*Redação

16/11/2019 às 20h53

2016
Foto: Shutterstock

Os drones estão continuamente provando ser ferramentas comerciais poderosas, proporcionando aos usuários eficiência e segurança. E não é exceção para a indústria de topografia e mapeamento. Com a capacidade de capturar dados de uma perspectiva aérea, os drones foram integrados com sucesso aos fluxos de trabalho para realizar levantamentos de terra, fotogrametria, mapeamento 3D, levantamento topográfico e muito mais.

Phantom 4 RTK

A topografia é a ciência que estuda as características presentes na superfície de algum território, como alto ou baixo relevo, declínio ou algum outro acidente geográfico que possa estar presente em um determinado local. Ao ser realizada por drones, o processo é todo realizado por uma perspectiva aérea. Os estudos fornecem informações críticas que permitem tomadas de decisão, desde o planejamento do canteiro de obras até o design e manutenção da infraestrutura, bem como o delineamento dos limites da propriedade cadastral e muito mais.

Fotogrametria por drone

Os veículos aéreos não tripulados, ou VANTs, se destacam por adquirir rapidamente dados de pontos de vista inacessíveis aos seres humanos. Em terrenos desafiadores, os drones substituem os especialistas humanos, o que garante a segurança física dos trabalhadores que não se expõem em locais perigosos ou de difícil acesso.
Além disso, enquanto os métodos tradicionais exigem medição, preparação e planejamento meticulosos, os drones podem capturar dados comparáveis em prazos muito mais curtos. Por exemplo, a STRABAG, uma empresa de construção austríaca, estima que os drones permitem realizar pesquisas de configuração do GCP com tempo reduzido em 75%. Em suma, a pesquisa por drones produz resultados de qualidade de forma rápida, lucrativa e segura.

Drones e BIM

No gerenciamento de construção e projeto, o levantamento realizado por drone pode fornecer dados críticos que acompanham o BIM (Building Information Modeling). Em cada estágio do processo de construção, modelos fotogramétricos ou laser 3D de alta resolução capturados por drones podem ser sobrepostos e comparados com objetos BIM pré-planejados. Isso permite que discrepâncias entre planos e realidade sejam identificadas. A detecção precoce desses problemas pode reduzir erros de construção, omissões e retrabalhos, e essa supervisão do projeto tornou os drones uma parte essencial da construção moderna.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail