Home > Notícias

Em busca de ofertas exclusivas, consumidores estão dispostos a compartilhar dados

Déborah Oliveira

07/12/2016 às 10h35

Em busca de ofertas exclusivas
Foto:

Você aceitaria compartilhar dados pessoais e de consumo em troca de descontos e ofertas? Para 88% dos entrevistados de uma pesquisa a resposta é sim. Realizada com 946 consumidores brasileiros, o levantamento da dunnhumby apontou ainda que 77% fariam o mesmo em troca de pontos em programas de fidelidade.

Os resultados demonstram que, nos últimos três anos, houve aumento significativo no número de brasileiros dispostos a compartilhar dados com empresas mediante benefícios.

A dunnhumby também descobriu que há certa uniformidade no comportamento das gerações Z, Y, X e Baby Boomer. Isso demonstra que estratégias que envolvem a coleta e o uso de dados do consumidor para a criação de ofertas personalizadas e programas de fidelidade não devem se restringir a faixas etárias, já que pessoas de todas as idades estão dispostas a participar. É preciso, no entanto, adequar as ações às peculiaridades de cada grupo.

Atualmente, segundo a dunnhumby, 41% dos clientes de programas de fidelidade do varejo no Brasil disseram que comprariam em outro local caso o programa da rede onde consomem fosse encerrado - o que demonstra a relevância dessas iniciativas para o brasileiro.

A dunnhumby estima que 30% dos lares do Brasil participam de programas de fidelidade, enquanto em mercados maduros como o Reino Unido e os Estados Unidos, as taxas chegam a 90% de penetração dos lares.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail