Home > Notícias

Embarques de smartphones devem cair pelo terceiro ano consecutivo em 2019

Apesar do cenário, IDC revela que há expectativa de expansão no segundo semestre deste ano

Redação

06/03/2019 às 18h37

Foto: Shutterstock

De acordo com a IDC, o mercado de smartphones continua a ser desafiado. Assim, espera-se que o ano de 2019 tenha seu terceiro ano consecutivo de queda nos embarques de aparelhos.

Os volumes mundiais de smartphones devem cair 0,8% em 2019, somando 1,39 bilhão. No entanto, o mercado de smartphones começará a ganhar impulso neste ano, com crescimento ano a ano de 2,3% esperado no segundo semestre do ano. No longo prazo, os embarques de smartphones deverão atingir 1,54 bilhão de unidades em 2023.
"A maior questão que permanece sem resposta é o que trará a indústria de smartphones de volta ao crescimento", disse Ryan Reith, vice-presidente de programa da IDC Worldwide Mobile Device Trackers.

"Não há dúvida de que o crescimento do setor foi reduzido por razões já identificadas - ciclos de substituição mais longos, um mercado desafiador na China e obstáculos geopolíticos - mas é míope ignorar as possibilidades de alguns importantes avanços tecnológicos que estão ao alcance com 5G provavelmente sendo o mais significativo.”

Espera-se que o ano atual testemunhe um novo patamar de inovação tecnológica com a introdução de dispositivos dobráveis e smartphones 5G. O burburinho de marketing em torno do 5G está em seus estágios iniciais, mas deve aumentar rapidamente.

E, embora os casos de uso para atualizar para um dispositivo/serviço 5G permaneçam incertos, é evidente que, após 2019, a adoção começará a atingir números significativos. A IDC atualmente espera que as remessas de smartphones 5G sejam responsáveis por aproximadamente um de cada quatro smartphones vendidos globalmente em 2023.

"Embora os desenvolvimentos 5G e o zumbido da tela dobrável ainda não tenham uma verificação da realidade dos usuários, 2019 certamente será marcado como um ano de modernização no mercado de smartphones", disse Sangeetika Srivastava, analista sênior de pesquisa da IDC.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail