Home >

Empregos em tecnologia: 6 empresas com 200 vagas abertas

Confira uma lista com seis empresas que apostam em inovação, empregabilidade, diversidade e mais.

Redação

04/09/2019 às 15h26

Foto:

Muito tem se falado sobre o deficit de profissionais de TI para os próximos anos. No entanto, o cenário atual tem vagas disponíveis para serem preenchidas e esse desafio continua em pauta.

Segundo o estudo Tech Report 2019, realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a Neoway, o setor fatura mais de R$ 300 bilhões por ano. Isso representa 4,4% do PIB do país, com 681 mil pessoas empregadas atualmente.

Essa disputa por talentos acontece porque as vagas exigem conhecimento mais técnico. Desse ponto de vista, empresas e recrutadores afirmam sentir falta de preparo para algumas áreas.

Um levantamento recente, também, aponta pelo menos seis companhias que estão atrás de talentos. As vagas estão disponíveis para programadores e outros profissionais de tecnologia.

Mulheres desenvolvedoras

Neste ano, a americana Loadsmart buscou a startup de educação tecnológica Codenation para captar o público feminino. A ideia do programa é inserir mulheres na tecnologia para o escritório da empresa em Florianópolis.

Neste sentido, a Codenation oferece treinamento a profissionais de desenvolvimento, tendo apoio de empresas de TI. A primeira turma do programa rendeu 25% de contratações femininas pela Loadsmart.

A coordenadora de RH da empresa, Julia Antipoff, diz que o programa deu um passo importante na promoção da diversidade na companhia.

Confira mais detalhes no site da Codenation.

Diversidade e personalização

A Cheesecake Lab, que atua com design e desenvolvimento web e mobile, tem 55 colaboradores e busca mais cinco. Eles tiveram um aumento de 50% nas contratações no último ano, resultado de práticas para ter mais diversidade.

Isso inclui contratar mulheres e minorias, com uma posição ativa em ações de diversidade de inclusão. As vagas você pode encontrar nesta página.

Campanha de recrutamento

O quadro de funcionários da HostGator no Brasil triplicou nos últimos quatro anos. O escritório deles em Florianópolis, inclusive é responsável pelas operações da América Latina.

Apesar de sempre abrirem vagas, agora o pessoal da HostGator aposta em uma campanha de recrutamento. A ideia é formar um banco com 2.000 talentos que podem ser os próximos contratados.

A gerente de RH da empresa, Andreia Girardinia, aponta que as vagas "são principalmente nas áreas de desenvolvimento, suporte e design". No total, são 16 vagas e mais 16 serão abertas nos próximos dois meses.

Confira mais detalhes sobre a campanha da HostGator aqui.

Desenvolvimento Humano e Organizacional

A empresa Supero, que fabrica softwares e desenvolve soluções sob demanda, está inaugurando um novo programa. O "Parceiros de Negócios em Desenvolvimento Humano e Organizacional" abre 20 vagas. Elas estão espalhadas em Joinville, Blumenau e Florianópolis.

No total, a empresa tem 130 colaboradores. O novo projeto tem fechado parcerias com profissionais externos com experiência na área de tecnologia. Eles buscam pessoas desenvolvedores e analistas de sistema que conheçam variadas linguagens de programação.

A coordenadora de DHO da empresa, Bárbara Vieira, diz que busca parceiros "em diversas regiões do país para identificar pessoas com qualificação e proatividade".

Roadshows pelo Brasil

A Softplan tem apostado na realização de roadshows pelo Brasil para encontrar profissionais, especialmente programadores. Atualmente, ela conta com 1.900 colaboradores e equipes em Fortaleza, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Também pensando em diversidade, eles têm parceria com o Sesi para promover o Softplay. A iniciativa promove capacitação técnica para pessoas com deficiência.

Dentro disso há também o programa Future Player, com foco na área de tecnologia. Até o final de 2018, 114 vagas estavam abertas, sendo 75 para o setor. Confira mais detalhes nesta página.

Transparência no processo seletivo

Márcio Dallelaste, gerente de pessoas da área de desenvolvimento da Involves, relata um modelo diferente de contratação. "Queremos não apenas contratar, mas também que o candidato nos contrate", diz ele.

Com a iniciativa, "cada interação com o candidato apresenta um pouco do cotidiano da empresa, da cultura interna" e também dos valores da Involves. Dentre as mudanças, eles apostam no feedback aos candidatos, aprovados ou não nas etapas.

Dallelaste cita que o volume de contratações era de uma pessoa por mês, e agora varia de três a seis. Atualmente, a Involves tem 43 vagas abertas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail