Home > Notícias

Empresas de tecnologia esperam resultados de investimentos em um ano

Segundo pesquisa da KPMG, maioria das empresas tem expectativa de ver resultados mais rapidamente após implementar novas tecnologias

Redação

29/10/2019 às 20h27

Inovação no setor público
Foto: Shutterstock

Líderes do setor de tecnologia esperam um retorno rápido após a introdução de novas estratégias de inovação. Isso é o que aponta a pesquisa "Investimento em inovação tecnológica", da KPMG.

A pesquisa revela que 71% dos líderes acreditam que o Retorno Sobre Investimento (ROI) deve acontecer já no primeiro ano após sua implementação. Para 44%, os resultados positivos devem acontecer logo nos primeiros seis meses após adotar uma nova tecnologia ou ferramenta.

De forma geral, 80% dos líderes de grandes empresas esperam um ROI nos 12 primeiros meses após a implementação de novas tecnologias; dos entrevistados de companhias de médio porte, 69% apontaram a mesma estimativa.

Os líderes de startups, ainda sobre ROI positivo no primeiro ano posterior à adoção de novas tecnologias, são 64% dos entrevistados.

Taiwan é o lugar onde as empresas de tecnologia esperam um ROI cada vez mais rápido: 83% dos entrevistados afirmaram isto. Entre os alemães, na mesma métrica de 12 meses, a expectativa cai para 80%.

No Reino Unido, os líderes que compartilham da mesma relação são 78%. China e Estados Unidos estão em números próximos: respectivamente, 71% e 70% esperam resultados rápidos após adotar novas tecnologias.

Como destacado por Luis Motta, sócio de tecnologia, mídia e telecomunicações da KPMG, empresas maiores são mais ansiosas sobre o retorno de investimento. Ele alerta, porém, que estes retornos também dependem "da realidade do país e o quanto avançado ele está em tecnologia".

Na fase de implementação de novas tecnologias, Motta ainda explica que "os desafios, geralmente, variam de acordo com a complexidade de tecnologia e a integração das forças de trabalho com os novos sistemas."

IoT: Inovação das Coisas?

A pesquisa também indica que empresas de tecnologia apostam em Internet das Coisas como a principal forma de inovação e transformação dos negócios. A pesquisa criou um ranking com as dez principais tecnologias vistas desta forma:

1. IoT

2. Inteligência Artificial

3. Automação robótica de processos

4. Robótica e automação

5. Realidade Aumentada

6. Blockchain

7. Redes sociais e tecnologias colaborativas

8. Biotecnologia e saúde digital

9. Realidade Virtual

10. Plataformas sob demanda

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail