Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Blockchain fará pelas transações o que internet fez pela informação, afirma especialista

Por

em IT Forum Expo

1 mês atrás

Bernardo de Souza Madeira, cofundador da Interchains, abordou vantagens e desafios do sistema em palestra no IT Forum Expo

O blockchain, tendência disruptiva e inovadora que já está transformando a prestação de serviços e aumentando a confiança, a produtividade e a eficiência de processos no setor público e privado, foi tema da palestra “Estratégia de Blockchain para Negócios”, realizada hoje pela manhã por Bernardo de Souza Madeira, cofundador da Interchains, no IT Forum Expo.

De forma bem resumida, o blockchain é um sistema formado por uma “cadeia de blocos” que guardam transações, protegidas por criptografia. “O blockchain gerou uma mudança de modelo centralizado de conhecimento para um modelo descentralizado, onde a informação está acessível para todo mundo”, afirma Madeira.

Blockchain é uma tecnologia que surgiu em 2008 e permitiu a criação da bitcoin (moeda virtual). Mas, atualmente, tem inúmeras aplicações, como os setores de trânsito, finanças, agronegócios e saúde. “Se eu consigo transacionar bitcoins, que são dados, eu posso transacionar qualquer coisa”, disse Madeira.

Pequenas redes de negócios

“O blockchain fará pelas transações o que a internet fez pela informação”, disse o especialista. “Assim como a internet, não é uma mudança que vai acontecer de um dia para o outro. Mas as pequenas redes de negócios já estão começando usar esse modelo. É algo que vem complementar, e não substituir os sistemas atuais.”


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail