Home > Notícias

Esses rostos artificiais mostram o quão longe a AI chegou na geração de imagens

Pesquisadores da Nvdia desenvolveram novo algoritmo que consegue reproduzir e criar imagens de rostos humanos extremamente realísticos

Redação

19/12/2018 às 13h19

Foto:

Pesquisadores da Nvidia desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) que consegue gerar imagens extremamente realísticas de rostos humanos.

Em um artigo, eles descrevem com detalhes os métodos utilizados para produzir a série empregando uma nova forma de construir uma rede generativa adverso ou GAN (Generative Adversarial Network).

A tecnologia emprega duas redes neurais que se contradizem para treinar um computador para aprender a natureza de um conjunto de dados para gerar imagens fakes convincentes. Quando aplicado a imagens, isso fornece uma maneira de gerar falsificações altamente realistas. Os mesmos pesquisadores usaram anteriormente a técnica para criar celebridades artificiais.

Os pesquisadores da Nvidia produziram um vídeo onde mostram como a abordagem também pode ser usada para brincar e remixar elementos diferentes, como idade, raça, sexo ou até mesmo sardas.

A fabricante de chips de computador tem concentrado esforços e mão de obra para avançar técnicas de inteligência artificial e automação. O novo trabalho é um resumo de quão longe e sofisticada a inteligência artificial chegou nos últimos anos e o quanto isso deverá influenciar não só a produção gráfica como jogos e filmes, como também a própria comunicação, e claro, a nossa perene desconfiança. Entre os exemplos estão os chamados Deep Fakes, vídeos manipulados artificialmente, que já foram utilizados para prejudicar o discurso político e a reputação das pessoas.

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail