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Cidades digitais são aliadas na qualidade de vida dos cidadãos

Por Redação

em Estratégia

2 meses atrás

Estudo defende que é necessário melhorar a qualidade de vida dos núcleos urbanos usando a tecnologia como ponte para solucionar problemas

Falar em cidades inteligentes é quase sempre sinônimo de tecnologia e seus rumos futuros na vida dos cidadãos. Mas, e se a discussão sobre esse novo modelo de cidade conectada levasse ao tema de qualidade de vida? Essa é a proposta do novo estudo desenvolvido pela Minsait, empresa Indra, chamado ‘A cidade Digital a serviço do cidadão do século XXI’.

No estudo, o modelo de cidade digital defendido pela Minsait está ligado a um ecossistema de inovação e serviços “por e para o cidadão”. Para desenvolvê-lo, a companhia elenca cinco princípios básicos para aproveitar todas as possibilidades que a tecnologia oferece, da melhor forma possível. Acompanhe abaixo.

1. Identificação de necessidades individuais

Ao usar informações para promover o desenvolvimento de serviços personalizados, dinâmicos e que maximizem a utilidade e o impacto nos indivíduos – incluindo empresas e start-ups, fundamentais para a prosperidade econômica local e para a qualidade de vida dos seus habitantes.

2. Usar informações para fornecer alternativas à mobilidade

Implantar modelos efetivos de mobilidade sustentável, combinando a informação meio-ambiental e de mobilidade. Um exemplo prático dessa aplicação para o cidadão seria único portal, acessível a partir de qualquer canal, para interagir de forma simples com os serviços, por meio dos canais digitais.

3. Cooperação

O modelo da Minsait também valoriza o papel do cidadão como plataforma aberta para desenvolver a cooperação entre todos os agentes que participam da atividade social, econômica e cultural, catalisando as iniciativas que precisam dos recursos e capacidades de todos eles. “Por exemplo, no setor da saúde, a coordenação entre a administração local e autônoma permite construir um cenário de colaboração, onde são monitorados os níveis de pólen e a população mais sensível é alertada durante os picos de atividade”, aponta Antonio Ceño.

4. Conexão dentro e fora

A conexão dentro dos objetivos internos e fora do território é outro dos pilares da cidade digital da Minsait. Desta forma, como meio para consegui-lo, impõe-se a sensorização de uma amostra representativa de edifícios urbanos para modelar a cidade e a integração dos movimentos das pessoas, veículos, mercadorias ou resíduos para gerar modelos de gestão mais preventivos e efetivos (por exemplo, no controle do tráfego no dia em que acontece uma maratona).

Da mesma maneira, a cidade deve estar conectada com sua região metropolitana para articular os fluxos combinados de informação e favorecer, por exemplo, alternativas ao transporte privado.

5. Acessível e universal

Por fim, a Minsait considera que a cidade digital deve ser acessível e universal, capaz de equiparar as oportunidades entre cidades pequenas e grandes, algo que “é possível a partir do momento em que a extensa oferta de serviços especializados e o pagamento por serviços compartilhado entre as cidades fazem com que os projetos sejam viáveis, independentemente do tamanho de cada município”, afirma Antonio Ceño

Como garantir a transformação?

Concluindo o estudo, a Minsait identifica uma série de elementos-chave para garantir o sucesso da transformação e da sustentabilidade do projeto no tempo: visão clara a longo prazo utilizando os recursos já disponíveis, tanto próprios quanto externos; implementação progressiva por meio de projetos com impacto real no curto prazo; envolvimento de cidadãos e funcionários no projeto da nova visão de cidade; modelo de serviços e base normativa pronta para a colaboração público-privada e a inovação; e, por fim, a troca de experiências, conhecimentos e recursos entre cidades e territórios.


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