Home > Notícias

Ex-engenheiro Yahoo invade e rouba fotos de 6.000 contas de mulheres

Ex-funcionário confirmou as acusações de invadir contas de mulheres mais jovens.

Redação

02/10/2019 às 12h54

Foto: Shutterstock

Na última segunda-feira (30), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um caso perturbador. Um ex-engenheiro de software do Yahoo foi declarado culpado de ter invadido aproximadamente 6.000 contas em busca de material explícito ou sexual.

O homem, Reyes Daniel Ruiz, 34, foi acusado de hackear contas do Yahoo que, principalmente, pertenciam a mulheres mais jovens.

Foi informado que ele fez cópias de imagens e vídeos que encontrou e armazenou os dados em sua própria casa. Ele se declarou culpado e pode pegar até cinco anos de prisão, além de multa de US$ 250 mil e restituição às vítimas.

Ruiz também admitiu ter comprometido contas do iCloud, Facebook, Gmail, Dropbox e outras das vítimas. Tudo para procurar mais fotos e vídeos explícitos ou material sensível.

O Ministério público informou que ele "quebrou as senhas dos usuários" acessando os sistemas internos do Yahoo. Logo depois de ter sido descoberto, o homem "admitiu ter destruído o computador e o disco rígido" com as imagens.

Ele usou o método de recuperação de senha do Yahoo. O caso serve como mais um lembrete para não usar a mesma senha, ainda que seja considerada difícil, em todos os serviços.

Ele foi indiciado no dia 4 de abril, e depois de ter descoberto as atividades suspeitas, o Yahoo o demitiu. Ruiz aguarda uma audiência que acontecerá em 3 de fevereiro de 2020. Ele pagou uma fiança de US$ 200 mil e, atualmente, está em regime aberto.

Via: Engadget. Fonte: Departamento de Justiça dos EUA.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail