Home > Colunas

Gestão de tempo: lidando com imprevistos

Nem todas as pessoas conseguem prever o que acontecerá 2 horas depois e acabam o dia achando que não fizeram nada.

Ana Gabriela De Callis

16/11/2019 às 14h35

Foto: Shutterstock

Buenos Aires. 4h da manhã. Hotel Hilton Puerto Madero. Toca o despertador. Tenho 15 minutos para acordar e tomar banho. 4h15. O café da manhã chega, mas o motorista me aguarda para irmos para o aeroporto local. Aeroparque. 4h45. Encontro um colega de trabalho, tomamos café. Às 6h30 decolamos em direção a Montevidéu no Uruguai. Os trâmites aeroportuários já estavam planejados em termos de tempo, pois de lá íamos para uma reunião no Centro da cidade com a diretoria de uma empresa às 10h.

Retornamos ao aeroporto 12h, almoçamos, fazemos um resumo da reunião e às 15h pegamos nosso voo em retorno. Buenos Aires. 17h. Área de conexão. Jantar com cliente. O voo para o Rio será às 20h. Durmo 1h da manhã. Dia longo, passando por 3 países, 3 voos, 6 passeios de carro. Tudo isso foi feito devido a um planejamento detalhado e um dia extremamente produtivo.

Nem todas as pessoas conseguem prever o que acontecerá 2 horas depois e acabam o dia achando que não fizeram nada. 1 "O tempo é a única coisa que não volta” Em um mundo cada vez mais ágil e dinâmico, a administração do tempo é um tema de grande interesse.

Em alguns casos é visto inclusive como o potencial salvador da pátria ou espera-se que se organizando melhor milagres aconteçam. Gestão do tempo exige disciplina, foco e fazer escolhas, que às vezes, não serão agradáveis.

Eu li um livro onde é mencionado que, os detentores das grandes fortunas não assistem televisão, eles leem e se dedicam a atividades que os façam aprimorar suas habilidades, ou se dedicam a família.

Eles são extremamente focados em sua agenda e realizam inúmeras coisas durante o dia. Em meus treinamentos e palestras sobre administração do tempo geralmente escuto a pergunta – “Ah, mas eles tem têm motorista, jato particular, secretária, etc...”.

E eu respondo: “sim, mas eles também têm uma agenda milimetricamente calculada, são focados ao extremo e sabem exatamente o que querem e como querem.”

Pessoas como Bill Gates tem compromissos agendados com uma divisão de tempo de 5 minutos! Administração do tempo não é apenas um exercício de se estruturar melhor o dia, pois para dar certo, precisa estar ligado a um propósito maior, já que se não fizer sentido, não te ajudará a ser disciplinado e seguir firme e sem distrações ou procrastinações.

E como também já sabemos da famosa frase de Alice no País das Maravilhas – “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Para sabermos onde colocar foco para programar sua vida e colocar energia onde realmente trará benefícios, é importante fazer um exercício de gestão do tempo baseado em alguns pilares, são eles:

  • Qual o legado que você quer deixar?
  • Qual sua meta de vida?
  • Qual sua meta para os próximos 5 anos?
  • Qual sua meta para o próximo ano?
  • Qual sua meta mensal?
  • Qual sua meta semanal?
  • Qual sua meta diária?

Imprevistos, mudanças de última hora, cancelamentos e tantos outros fatos acontecem mas, se você estiver focado e consciente do seu objetivo, será muito fácil passar por estes desafios, repriorizar e ter planos B e C.

*Por Marcelo Reis, especialista em vendas e founder da MR16.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail