Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


3 dicas para manter a cultura ágil nas organizações

Por Nôga Simões da CINQ Technologies

em Estratégia

2 meses atrás

CINQ Technologies lista informações relevantes para ambientes ágeis. Confira

A cultura ágil se faz cada vez mais presente nas empresas. Para manter a chama da metodologia acessa, a CINQ Technologies compartilha três dicas para manter a cultura ágil presente nas organizações.

1) Segredo é desenvolver pessoas

O Agile Coach ajuda a criar um ambiente de confiança, sendo um agente de transformação. Todas as pessoas são importantes no ambiente ágil. Neste sentido, “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

2) Entregas incrementais

Desenvolver produtos com lean inception torna possível entregas incrementais e feedback contínuo durante a construção. A inception marca o início de um projeto e se caracteriza pela definição e entendimento do escopo que será desenvolvido. O objetivo é entregar valor para o usuário por meio de validação de MVPs (produtos minimamente viáveis), UX (User Experience) e Tecnologia. Ferramentas: RAID (risks – riscos, assumptions – suposições, issues – questões, dependencies – dependências); estacionamento de ideias; agendas burn up (agendas com tempos delimitados para cada tópico a ser tratado).

3) Ágil é um mindset

Ou seja, é uma forma de pensar que perpassa respeito, simplicidade, comunicação, coragem e feedback.

De acordo com Alexandre Lara, Scrum Master, da CINQ Technologies: “Aprendemos que podemos e devemos aprender a olhar a situação do projeto e/ou cliente e saber escolher como aplicar a metodologia. Não há receita de bolo, devemos usar nosso feeling e a capacidade de adaptação para melhor atender as expectativas do cliente”.

Com isso, verifica-se que agilidade está ligada a pessoas, entregas de valor e mindset ágil.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail