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4 dicas para uma gestão eficiente de times de TI

Por Redação

em Gestão

4 semanas atrás

Na era da informação, as equipes de tecnologia da informação ganham espaço e pedem mais planejamento

Uma administração eficiente é crucial para que todas as engrenagens empresariais funcionem. No campo da tecnologia, portanto, não é diferente. Os reflexos do gerenciamento são sentidos em toda a empresa, já que é o âmbito tecnológico que sustenta a infraestrutura geral.

Em alta, o setor de TI exige cada vez mais a atenção de gestores por garantir, por meio de recursos de computação, a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações da empresa. Para gerir uma área que une armazenamento, uso e proteção de dados, William Belchior, CTO da Edools, plataforma de ensino a distância para empresas e profissionais que desejam construir e distribuir cursos online, separou algumas dicas para quem deseja aumentar ainda mais a produtividade desse time:

1 – Tecnologia e inovação

A tecnologia anda de mãos dadas com a inovação. O resultado são soluções cada vez mais modernas que agradam clientes e otimizam o trabalho. Para Belchior, um diretor de Tecnologia deve pesquisar e expandir o conhecimento em novas metodologias e ferramentas viáveis que possam melhorar processos, reduzir custos e apresentar novas soluções de melhoria do software.

2 – Monte um time campeão

O CTO tem participação efetiva na seleção dos colaboradores. A capacitação é importante, mas o envolvimento com o trabalho é outro fator relevante. “Trabalhar com um time que gosta do que faz, se compromete e acredita no negócio, faz toda diferença. Pessoas felizes são capazes de produzir muito mais do que as que estão insatisfeitas”, comenta o diretor. Motivar a equipe por meio do reconhecimento e de premiações também é fundamental para um bom ambiente de trabalho.

3 – Feedbacks construtivos

Feedbacks são necessários e ajudam a identificar possíveis dificuldades individuais e corrigi-las. Segundo William, a prática auxilia no crescimento do colaborador, que passa a ser motivado e instigado a buscar melhorias. De maneira construtiva, o feedback alinha o que se espera do colaborador com sua produção. Pode ser feito diretamente de líder para liderados e também diretamente entre os liderados.

4 – Estratégia

“É preciso traçar metas que estejam alinhadas com as estratégias da empresa e acompanhá-las usando práticas ágeis, que são basicamente um conjunto de procedimentos com objetivo de trazer novas práticas para a gestão de projetos”, define o executivo. A construção do objetivo é feito de maneira coletiva e cada colaborador participa. Em conjunto é possível delimitar premissas como o porquê daquela medida ser necessária, qual o resultado que almejam etc. Também é importante conscientizar o colaborador de que a área de TI não é isolada e assim, fazê-lo pensar no seu trabalho de maneira integrada com a empresa.

A tecnologia, que está diretamente ligada a inovação, tornou-se um fator fundamental para a sobrevivência das empresas, porque desta forma é possível evidenciar o valor de seus produtos e serviços, criando uma vantagem competitiva muito grande em relação aos concorrentes.


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