Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

8 dicas para manter a produtividade trabalhando de casa no Carnaval

Por

em Gestão

1 semana atrás

Antes de tudo, para se adaptar, planeje as horas dedicadas ao trabalho, à familia e ao lazer

Vai cumprir a jornada profissional em casa neste Carnaval? Então atenção para algumas dicas que podem ajudar a manter o foco e aumentar a produtividade.

Antes de tudo, para se adaptar, planeje as horas dedicadas ao trabalho, à familia e ao lazer. É importante ter suas prioridades delineadas antes de começar o dia para, dessa forma, evitar o desperdício de tempo. E delimite o seu espaço

1. Tenha uma rotina

Assim como no escritório, é preciso ter comprometimento com horários e com a rotina – para não atrasar os demais colegas. Apesar de horários mais flexíveis, é necessário estabelecer certa assiduidade em momentos chaves do dia. Também é importante acordar com antecedência, tomar banho e não ficar de pijamas.

2. Aproveite a família

Estar em casa e não aproveitar para tomar café com os filhos ou busca-los na escola não faz sentido. Aproveite as possibilidades que o home office oferece para estar mais presente na vida familiar. O importante é criar limites e regras para que as crianças saibam quando podem ou não entrar no ambiente de trabalho em casa.

3. Tenha horário

O trabalho dificilmente para de chegar, por isso é preciso desligar em algum momento. Não é aconselhável ficar até tarde resolvendo problemas todos os dias – assim como no escritório em algum momento é necessário desligar o computador e voltar para casa, no home office também é preciso saber a hora de parar. Para isso, a melhor alternativa é estabelecer um horário para seu expediente.

4. Escolha uma cadeira confortável

Muita gente pensa que trabalhar em casa pode significar sentar com o notebook no colo no sofá. Tudo bem que pode parecer confortável à primeira vista, porém, além de ser péssimo para a sua coluna, isso dificulta na concentração durante o trabalho. Escolha uma mesa e uma cadeira que permitam maior concentração e um conforto real. Você vai ver a diferença no final do dia!

Na hora de escolher sua cadeira leve em consideração, em primeiro lugar, o seu conforto. Para cadeiras que passamos muitas horas a ergonomia é assunto fundamental. Ela tem que ter a altura ideal para acomodar seus braços e pernas, além de encaixar na sua mesa e ser assim absolutamente funcional.

5. Não compartilhe o WiFi

O melhor é ter uma linha para a família e outra profissional, mas principalmente evite compartilhar o wifi com os filhos. Nunca se sabe quando pode surgir uma videoconferência e é preciso ter a rede em plena velocidade para esses momentos.

6. Invista em luz natural

A luz natural promove um conforto visual muito maior e, segundo estudos, pode deixar a pessoa mais produtiva. Caso não seja possível, invista na luz branca. Outro fator importante para o conforto durante as horas de trabalho é ter uma cadeira confortável e ergonômica.

7. Proteja-se do barulho

Ter uma videoconferência interrompida pelo latido do cachorro não é algo muito profissional. Felizmente, já existem headsets profissionais que foram produzidos especialmente para funcionários que não estão no escritório – como o Voyager Focus UC, primeiro da categoria. Esses equipamentos cancelam o ruído externo e entregam somente a voz de quem está falando. Outro grande ganho é que, por ser Bluetooth sem fio, permite atender ligações longe da mesa de trabalho ou enquanto está andando pela casa, que é outra dica importante: Não passe o dia sentado!

8. Use a tecnologia para promover a colaboração

Antes de começar uma tarefa, reserve um tempo para checar quais ferramentas de TI ou conexões de internet os membros de sua equipe utilizam – uma vez que eles não compartilham um escritório, suas necessidades podem variar.

Videoconferências, chamadas via web e compartilhamento de desktop permitem que os líderes fiquem mais próximos de suas equipes virtuais, sem gastar muito tempo e dinheiro em viagens de negócios ou telefonemas. Considere diferentes fusos horários e cargas horárias de trabalho. Isso irá evitar qualquer contratempo durante a fase de execução.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Notícias por push

Ativar

Notícias marcadas

Personalize sua home

Ative ou desative as categorias abaixo:

  • Carreira
  • Digital
  • Gestão
  • Mercado
  • Segurança
  • Startups
  • Tech
  • TI de Negócios