Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Crescimento no mercado de distribuição demanda gestão de dados

Por Amanda Gonçalves de Souza da ALFA Sistemas de Gestão

em Estratégia

1 semana atrás

Preparação para acompanhar demanda do mercado de distribuição está na capacidade de enxergar oportunidades e traçar estratégias para aproveitá-las

O negócio de distribuição de mercadorias está listado entre os negócios com maior potencial de expansão este ano, de acordo com o estudo “Os Negócios Promissores em 2018”, realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A média de crescimento analisada nos últimos quatro anos foi de 26% ao ano, e embora por instabilidade política atual não se possa ter a certeza, o avanço previsto para o PIB é de 2,80% este ano, de acordo com a última projeção realizada pela pesquisa Focus, do Banco Central. Esse fator pode ser um forte aliado para o aumento de demanda e consumo em diversos setores da economia.

O e-commerce, um importante cliente do setor logístico e de distribuição, também tem projeções ousadas de crescimento para este ano, sendo ele de 15%. A tendência de consumo de produtos vendidos virtualmente observada no último ano, resultou num crescimento de 12% em 2017.

A preparação para acompanhar a demanda do mercado de distribuição está na capacidade de enxergar oportunidades e traçar estratégias para aproveitá-las. Otimizar os processos de gestão fazendo a leitura de dados processuais que levam aos resultados, que também devem ser analisados, para então estabelecer métodos de impulsionamento.

ERP no negócio de distribuição

Implantar o ERP (Enterpise Resource Planing) se tornou o melhor investimento para resultados imediatos. Os softwares de gestão se transformaram em estrutura de sucesso para o mundo corporativo por serem plataformas eficazes de registro, análise e projeção de informações das atividades, além de integrar as ações e a comunicação de todos os setores da empresa.

Planejar, executar e controlar de forma competente os processos de distribuição, armazenamento e movimentação dos produtos desde o pedido até a entrega, pode ser um processo lento quando a coleta de dados é feita manualmente. Entretanto, com a otimização do tempo, perde-se burocracia e ganha-se produtividade.
Garantir a integridade do produto no armazenamento e transporte, controlar prazos e projeções de entrega aos clientes são outros resultados também possibilitados pelo uso do ERP, além de facilitar a emissão de arquivos fiscais.

Transportadora com SAP Business One

O SAP Business One é um dos maiores ERP’s do mercado e possui funcionalidades direcionadas ao segmento de distribuição e logística, permitindo a análise de dados em tempo real, gestão de custos e segurança no envio de dados. Confira como ele alcança este resultado:

• O SAP Business One tem funcionalidades projetadas para otimizar o tempo das entregas, gerando maior precisão de previsão e com isso, torna possível reduzir o custo operacional e de contratação de fretes.

• Possui acesso mobile ao motorista, permitindo o envio de informações de coleta, entrega de mercadorias, alocação para tarefa emergencial, Roteirização integrada com o Google Maps, e também aponta problemas no percurso.

• Conta com programação de abastecimentos e comunicação direta com postos conveniados, possibilitando a gestão do consumo de combustível.

• Apontamentos de carga, descarga, paradas, descansos e refeições dos motoristas.

• Possui portal de cadastro de cargas disponíveis separadas por categoria, de acordo com o tipo de caminhão necessário.

• Permite que o motorista se cadastre na carga de seu interesse, facilitando o processo de contratação de terceiros.

• Além de ter integração EDI com os principais embarcadores do mercado, possui o recurso de recebimento em tempo real do CT-e, reduzindo o tempo de liberação de carga, MDF-e (contemplando os modais rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo) e DACTE.

• Também atende a todas as demais obrigatoriedades fiscais e contábeis do segmento, como SPED, Sintegra, etc.

• Permite fotografar o comprovante assinado pelo cliente e disponibiliza as informações e imagens ao embarcador.

Consulte a ALFA Sistemas e peça uma demonstração do SAP Business One para transportadoras. A ALFA Sistemas é partner da SAP para a distribuição, implantação e consultoria para o SAP Business One, um dos ERPs mais utilizados do mundo. Nossos consultores estão habilitados a auxiliar as empresas a encontrar as melhores respostas para suas necessidades, obtendo maiores produtividade e lucros.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail