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Maior desafio da adoção de GDPR é perda de dados, revela pesquisa

Por Redação

em Gestão

4 meses atrás

Netskope mapeou, ainda, que para ficar em linha companhias tiveram de acordos com fornecedores, compras de TI e desenvolvimento de produto

O General Data Protection Regulation (GDPR) entrou em vigor há pouco na Europa, mas algumas empresas ainda não se adaptaram à novidade. Pesquisa realizada pela Netskope, fornecedora de soluções de segurança na nuvem, mostra que 59% dos participantes consideram muito importante o GDPR, mas só 55% das empresas se sentem mais ou menos preparadas. O fato é que, entre as companhias ouvidas, para 53% elas o maior desafio na implementação do GDPR é perda e a proteção de dados.

Para demostrar o cumprimento das normas, os participantes optaram por vários recursos: 68% vão documentar as políticas de dados, 55% utilizarão serviços de auditoria interna, enquanto 56% irão aderir a um código de conduta previamente aprovado. Além disso, 44% dos participantes manifestaram que a implementação do GDPR gerou algumas mudanças. Porém, 30% afirmam ter que executar apenas mudanças insignificantes. Alguns dos aspectos que mais apresentaram mudanças na estratégia organizacional para se adaptar ao GDPR foram: acordos com fornecedores (68%), compras de TI (52%) e desenvolvimento de produto (37%).

A pesquisa contou com a participação de 1.129 empresas das regiões Américas, Europa e Ásia-Pacífico. Os participantes são membros de equipes de TI no mundo todo, sendo 53% com cargos diretivos na área.

Conhecimento e adoção do GDPR

Entre as empresas participantes existe um conhecimento sólido do GDPR e os prejuízos derivados do seu não cumprimento. Os setores de TI e Telecomunicações mostraram maior interesse na implementação da nova legislação em comparação com outras áreas econômicas. Também pode se destacar que as companhias das regiões Europa, Oriente Médio e Ásia possuem mais conhecimento do que as outras regiões participantes, possivelmente por conta do impacto que a regulamentação tem no gerenciamento dos dados locais:

83% das empresas participantes não se sentem preparadas para a adoção do GDPR;
48% das empresas da região das Américas estão familiarizadas com o GDPR. Em contaste, na região EMEA (Europa, Oriente Media e África), 60% das empresas estão familiarizadas com a regulamentação;
45% dos participantes estão executando estratégias para a adoção do GDPR e 38% percebem que a sua organização de alguma forma está preparada para a nova regulamentação.


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