Home > Notícias

Google anuncia apps para gerenciar dados de internet móvel e arquivos

Déborah Oliveira

30/11/2017 às 14h29

Foto:

Quantas vezes você foi pego de surpresa com o término da franquia de dados do celular? Certamente a pergunta que ficou foi: como consumi esses dados? Pensando nessa pergunta e de olho em mercados emergentes como Brasil, Filipinas e Índia, o Google decidiu ajudar os usuários de internet móvel a gerenciar dados móveis.

A solução veio por meio de um aplicativo, batizado de Datally. O app mostra a quantidade de dados usados em cada aplicativo no aparelho móvel em uma base diária, semanal e mensal e informa sobre o consumo.

Datally, do Google, ajuda no gerenciamento de dados móveis

Fabian Schlup, engenheiro do Google parte time Next Billion Users, explicou que são três os principais pilares do app: entender para onde os dados estão indo, controlá-los melhor e ajudar as pessoas a encontrar bons wi-fis próximos.

Segundo ele, o Datally, que já está disponível para download em solo nacional, foi testado nas Filipinas e em pouco tempo alcançou 500 mil usuários, com nota 4,5 na Play Store e 85% de recomendação.

O segundo app lançado pela gigante de tecnologia foi o Files Go. “Pesquisa da Westen Digital apontou que um a cada três usuários fica sem espaço no celular por dia. Com isso, o telefone fica lento, é preciso desinstalar apps e apagar arquivos. É um pesadelo. Por isso, construímos o app Files Go”, explicou.

De acordo com Schlup, o app, também disponível apenas para Android, ajuda na gestão de arquivos e facilita sua localização. Ele identifica, por exemplo, fotos repetidas e sugere apaga-las, liberando espaço no aparelho. Ele também apresenta uma nova forma de compartilhar arquivos, transferindo-os para pessoas próximas, sem usar dados, tudo pelo Wi-Fi.

Atualmente, o app este em fase beta e em sua fase de testes, foi possível ter mais de 1 milhão de usuários testando. O Brasil é o número um em usuários até o momento.

“Os aplicativos estão em linha com a estratégia do Google de conquistar o próximo bilhão de usuários na internet de forma inteligente, eficiente e conectado com o negócio”, afirmou fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail