Home > Notícias

Google começa a testar voos com drones

03/03/2015 às 14h04

Google começa a testar voos com drones
Foto:

Sundar Pichai, vice-presidente sênior do Google, afirmou durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, que o Google começará a testar voos com drones ainda este ano. A estratégia dará seguimento à compra da fabricante de satélites atmosféricos Titan Aerospace, adquirida em abril de 2014.

Pichai explicou que os drones serão usados como parte do plano do Google de levar acesso à internet em áreas remotas e às 4 bilhões de pessoas que ainda não têm acesso à rede. Leves e movidos à energia solar, eles foram desenvolvidos para pairar na estratosfera por longos períodos, sendo uma alternativa aos satélites tradicionais.

Os drones Titan tiveram um avanço mais rápido - por serem mais fáceis de alocar e de manter em determinadas áreas - do que outro projeto do Google, o Loon, que há dois anos lançou um piloto com 30 balões atmosféricos na zona rural da Nova Zelândia. No entanto, os projetos devem progredir conjuntamente, de acordo com o Google.

Pichai esclareceu ainda que o empresa está buscando parcerias com provedores de internet para criar uma rede de sobreposição.

Parceiro ou concorrente?

O Facebook também está interessado no mercado crescente de drones e desenvolve iniciativa semelhante de acesso à internet em áreas remotas por meio do Internet.org. Mark Zuckerberg disse ontem (2/3) durante o mesmo evento em Barcelona que estaria disposto a trabalhar em cooperação com o Google. Será? 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail