Home > Notícias

Governo lança Carteira Digital de Trânsito que pode ser usada em voos

Anúncio feito pelo Ministério da Infraestrutura inclui que o aplicativo pode ser usado também sem internet

Redação

18/11/2019 às 18h41

Foto: Detran/Divulgação

Nesta segunda-feira (18), durante a cerimônia de abertura do Salão Duas Rodas, em São Paulo, o Ministério da Infraestrutura lançou a Carteira Digital de Trânsito, que chega como uma versão mais atual da CNH digital.

O novo aplicativo inclui além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o documento do veículo. Desenvolvido pelo Serpro, ele já está disponível para download (gratuito) na Google Play e App Store.

O aplicativo disponibiliza avisos de vencimento de validade da CNH, traz funcionalidade de consulta de infrações e avisos sobre recalls.

Marcello Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres, considera ele uma espécie de "terceira revolução" do aplicativo. Em outubro de 2017, a CNH se tornou digital; pouco mais de um ano depois, o documento veicular também foi pelo mesmo caminho.

Segundo ele, o novo modelo se aproxima de "uma plataforma de comunicação do governo federal com o cidadão". Costa também destacou que o recurso de filtro de multas pode ser feito por veículo ou por condutor.

São compatíveis com a nova versão motoristas com CNH emitida após maio de 2017. O documento digital pode ser usado, inclusive, em órgãos públicos e para o embarque de voos aéreos.

Uma boa vantagem é o fato dele funcionar também off-line. Para isto, é necessário apenas que o motorista tenha feito o download da habilitação e do documento de registro e licenciamento do carro.

Com informações de: Agência Brasil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail