Home > Notícias

Hospital de Clínicas de Porto Alegre aprimora tomada de decisão médica com TI

Déborah Oliveira

29/10/2015 às 17h46

Hospital de Clínicas de Porto Alegre aprimora tomada de decisão médica com TI
Foto:

Para ter acesso a uma fonte rápida de pesquisa e apoio aos profissionais de saúde e ganhar agilidade nas tomadas de decisão, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre adotou a solução para suporte a decisões médicas UpToDate, desenvolvida pela Wolters Kluwer.

De acordo com o Dr. José Miguel Dora, médico endocrinologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, eventualmente os profissionais da saúde deparam-se com situações pouco frequentes, por isso a necessidade de utilizar uma ferramenta de pesquisa que apoie as tomadas de decisão de maneira ágil. 

Além disso, segundo ele, com o apoio do UptoDate é possível definir alguns parâmetros importantes empregando calculadoras, como de função renal e Índice de massa corporal, que permitem entre outras providências realizar o melhor encaminhamento e definir a dosagem de medicamentos

A adoção da tecnologia promoveu benefícios para pacientes e médicos. Agora, os profissionais podem ter acesso a informações de qualidade e credibilidade na beira do leito ou muito próximo do local de atendimento. 

Para Dora, o UpToDate possibilita a democratização da medicina baseada em evidência e uma possibilidade de fazer medicina baseada em evidência em grande escala.

O UpToDate é um sistema de conhecimento médico criado por médicos e baseado em evidências, que permite a tomada de decisão clínica certa no local de atendimento. Apresenta uma síntese abrangente da evidência, seguida de recomendações. A ferramenta possui mais de 6 mil autores médicos, editores e revisores parceiros, que utilizam um rigoroso processo editorial para sintetizar as mais recentes informações médicas em recomendações confiáveis. 

Em 2014, dos quase 16 mil assinantes individuais que participaram da Pesquisa do Assinante, 94% dos usuários do UpToDate relataram que o recurso de suporte a decisões médicas melhora a qualidade do tratamento oferecido aos pacientes.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail