Home > Notícias

IBM adiciona API para serviço de computação quântica na nuvem

Guilherme Borini

06/03/2017 às 17h21

Foto:

A IBM está atualizando sua plataforma de computação quântica na nuvem, a Quantum Experience, com uma nova API (interface de programação de aplicativos) para ampliar habilidades de desenvolvedores interessados em construir aplicações com a plataforma da companhia.

Em maio do ano passado, a Big Blue lançou seu computador de 5 qubits para o público como um serviço em nuvem. O foco era fornecer um modelo de computação quântica para ajudar a avançar a tecnologia, que ainda está em fase preliminar de desenvolvimento

Na época, a empresa lançou uma linguagem de programação simples para escrever programas para o sistema. Jerry Chow, gerente do grupo experimental de computação quântica da IBM, disse que a estratégia funcionou muito bem até o momento, com 40 mil usuários inscritos, gerando 200 mil execuções nos processadores do sistema e resultando em 15 trabalhos de pesquisa gerados.

No entanto, a empresa detectou que os participantes desejam interagir com o sistema de maneiras mais avançada, o que levou ao lançamento da API na plataforma de nuvem da IBM.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail