Home > Notícias

IBM anuncia mainframe baseado em Linux

Déborah Oliveira

17/08/2015 às 16h20

IBM anuncia mainframe baseado em Linux
Foto:

A IBM está dando mais um passo para reforçar sua estratégia open source. Para isso, a empresa anunciou hoje (17/8) o lançamento de uma família de mainframes, batizada de LinuxONE, que roda exclusivamente em Linux. 

Segundo Aníbal Strianese, diretor da unidade de Servidores para a IBM América Latina, são dois os integrantes da família, que reúnem hardware, software e serviços para ambientes operacionais de nível empresarial em Linux. “A IBM habilitará software como Apache, Node.js, MongoDB, MariaDB, PostgreSQL e Chef sobre servidores IBM z Systems, para dar aos clientes mais opções e flexibilidade para implementações de nuvem híbrida”, relata.

O executivo explica que o LinuxONE Emperor, baseado no IBM z13, é um sistema capaz de analisar transações em tempo real e poderá ajudar a prevenir fraudes. Ele pode aumentar a escala até 8 mil máquinas virtuais ou milhares de contêineres.

Já o LinuxONE Rockhopper, sistema de nível inicial na carteira, foi desenhado para clientes e mercados emergentes que procuram velocidade, segurança e disponibilidade do mainframe.

De forma geral, os benefícios para os clientes com as tecnologias incluem maior movimentação de volume de cargas de trabalho mistas que pode ser executada simultaneamente em um único sistema, permitindo que os usuários processem transações e análises executadas ao mesmo tempo. “Além disso, permite alto nível de segurança com recursos de criptografia avançada incorporada tanto no hardware quanto no software para manter a informação confidencial e segura”, destaca.

Além da novidade, a IBM também abriu aproximadamente 500 mil linhas de código mainfraime, possibilitando acesso mais amplo à comunidade de desenvolvedores. “Esta é a maior contribuição de código mainframe que a IBM já realizou à comunidade aberta”, sintetiza.

O código, disse, pode ser utilizado por desenvolvedores para construir capacidades similares de detecção e resposta em outros sistemas. As contribuições ajudarão a alimentar o novo “Projeto Open Mainframe” formado pela Linux Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada a acelerar o crescimento de Linux e o desenvolvimento colaborativo.

Salto dos negócios
Strianese explica que a IBM já possui fabricação local de mainframe. “Como o LinuxONE baseia-se no modelo z13 de mainfraime já fabricado no Brasil, as únicas alterações são relacionadas ao sistemas LinuxONE Emperor e  LinuxONE Rockhopper”, contou. Segundo ele, o LinuxONE já está disponível no mercado brasileiro a partir de hoje.

O diretor da unidade de Servidores para a IBM América Latina aponta que o mainfraime continua tendo grande representatividade nos negócios da IBM e em crescimento, o que mantém a expectativa de expansão em solo nacional.

"A receita de z Systems cresceu 50% no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado. O Brasil é um mercado tradicional e importante nessa plataforma”, finaliza. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail