Home > Notícias

IBM Brasil abre concurso de mainframe para 4 mil candidatos

Déborah Oliveira

02/10/2015 às 11h22

IBM Brasil abre concurso de mainframe para 4 mil candidatos
Foto:

A IBM Brasil abriu inscrições para a 9ª edição do Concurso Anual IBM Master the Mainframe. A competição, que vai até 18 de dezembro, tem o objetivo de compartilhar conhecimento e desenvolver habilidades dos participantes em relação à tecnologia mainframe. O concurso é gratuito e conta com 4 mil vagas para candidatos. O vencedor participará do concurso mundial Master the Mainframe Championship, em 2016, promovido pela IBM, nos EUA, desde que seja maior de idade. 

Podem participar do concurso no Brasil estudantes do Ensino Médio, Superior e de Pós-Graduação. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre mainframe. O cadastro do participante deve ser realizado pelo site do concurso. O candidato deve mencionar a instituição de ensino da qual faz parte e também pode indicar um professor para acompanhá-lo no desenvolvimento de suas atividades. Os menores de 18 anos devem enviar por e-mail uma autorização assinada por um maior responsável. 

O IBM Master the Mainframe no Brasil é dividido em três partes: nível básico, intermediário e avançado, que podem ser finalizadas até o dia 31 de dezembro deste ano. A primeira visa apresentar o ambiente de mainframe e mostrar alguns comandos básicos ao usuário. Esta etapa exigirá a realização de pequenas tarefas e desafios que irão exigir do participante conhecimentos básicos de Time Sharing Option (TSO) e Interactive System Productivity Facility (ISPF).

Com base no que foi aprendido na Parte 1, na segunda etapa o estudante possuirá fluência suficiente para começar a fazer tarefas mais complexas. A última etapa é a mais desafiadora, pois permite que o estudante interaja de forma mais intensa com a plataforma e também possibilita uma experiência similar às questões que ocorrem no mundo real de TI. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail