Home > Notícias

IBM cria chip de 7 nanômetros. Saiba como a novidade mudará a TI

Déborah Oliveira

10/07/2015 às 11h09

IBM cria chip de 7 nanômetros. Saiba como a novidade mudará a TI
Foto:

A IBM anunciou ontem (9/7) que produziu o primeiro chip de 7 nanômetros (nm) do mundo. A novidade vai ajudar a construir um novo rumo para a fabricação de componentes internos de eletrônicos.

Fruto do trabalho realizado no SUNY College of Nanoscale Science and Engineering, nos Estados Unidos, nos últimos cinco anos e do investimento de US$ 3 bilhões, o chip permitirá a fabricação de CPUs e GPUs menores e mais rápidas em um futuro próximo.

Atualmente, o padrão comercial é de 14 nm. O chip 7 nm, quando comparado ao modelo atual, terá cerca de quatro vezes mais transistores na mesma área. Fabricado a partir da combinação de silício com germânio, em vez de somente silício, o novo chip poderia possibilitar a criação de equipamentos com microprocessadores com até 20 bilhões de transitores, algo 1,4 mil vezes menor do que um fio de cabelo. Seu consumo de energia também será reduzido, de acordo com a empresa.

Essa novidade, no entanto, deverá chegar ao mercado somente por volta do ano 2017. A responsável pela manufatura será a GlobalFundries, que comprou a divisão de fabricação de chips da IBM em 2009.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail