Home > Notícias

IBM lança computador quântico como serviço de nuvem

04/05/2016 às 13h49

IBM lança computador quântico como serviço de nuvem
Foto:

Apesar da computação quântica ainda estar em estágio embrionário, a IBM investe pesado na tecnologia e anunciou novo computador quântico, que foi lançado como serviço em nuvem para pesquisadores. A ideia é que, aos poucos, pessoas possam experimentar esse tipo de tecnologia para entendê-la melhor.
Chamada de IBM Quantum Experience, a empresa liberou para as partes interessadas um computador quântico de 5 qubit. O hardware da máquina está instalado no laboratório de pesquisas da empresa, em Nova York, e a companhia está oferecendo uma interface de programação e a possibilidade de rodar programas de forma experimental dentro do computador.
Charles King, analista principal da Pund-IT, explicou que computadores quânticos diferem de máquinas tradicionais em alguns pontos. Essencialmente, um sistema comum utiliza princípios binários "ou portas de semicondutores podem estar ligadas/desligadas ou 0/1)", explica ao TechCrunch. Já em computadores quânticos, o sistema utiliza os tais "qubits", o que basicamente permite que as duas situações on e off funcionem simultaneamente. "Em teoria, isso permite que sistemas resultantes performem funções em dados usando fenômenos da mecânica quântica, como a superposição ou emaranhamento", disse.
Earl Joseph, analista da IDC, relatou à publicação que o chip desenvolvido pela IBM para essa máquina engloba computação de alto desempenho. Sendo assim, "essa experiência oferece a oportunidade para um grande grupo de pessoas começarem a aprender a programar em computadores quânticos, o que pode ajudar a desenvolver maneiras de usar este novo tipo de tecnologia", disse.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail